Ficção Científica e o Engenheiro de Biossistemas

Quem nunca assistiu a um filme e pensou: “Isso não existe, é pura ficção científica!”. Mas, será que nos dias de hoje, todos esses aparatos tecnológicos ainda não são realidade? Com o desenvolvimento cada vez mais rápido da tecnologia a grande maioria dos filmes não são mais fruto do imaginário humano e sim uma realidade incorporada ao nosso dia-a-dia e o que ainda não chegou ao mercado para ser vendido já é pesquisado em avançados laboratórios para que o mais rápido possível seja disponibilizado a humanidade.

Atualmente para nós, celulares, computadores, tabletes,  internet, são tecnologias intrínsecas ao nosso cotidiano, no entanto para que tudo isso fosse criado, demasiado estudo, pesquisa e trabalho foram necessários para conseguir desenvolver tantos bens.

No campo essa realidade não é diferente, cada vez mais se tem criado tecnologias voltadas à área agrícola, pecuária e de alimentos. Nesse âmbito, o uso de sensores e softwares configuram a tecnologia de ponta que é usada nesse meio juntamente com o desenvolvimento cada vez mais preciso de máquinas que aumentam a produtividade, reduzem gastos e agregam valor ao produto final.

Nesse contexto, a automação se torna não só um item a mais na produção, mas também uma necessidade para o melhor desenvolvimento da área agrícola, pecuária e de alimentos podendo, dessa maneira, ser uma garantia de rentabilidade para o produtor.

Demasiados exemplos de tecnologias implantadas na agropecuária podem ser citados: como a automação da produção leiteira, o uso de sensores em granjas de suínos, aves e solo, máquinas agrícolas cada vez mais sofisticadas. Tanta tecnologia não para por aí.  Há também o uso de sensores sem fio capazes de coletar dados de áreas rurais e transmiti-los para uma central que poderá acionar os sistemas de adubação e irrigação automatizados apenas por comando de softwares programados para tomar decisões.

Um equipamento que também é constantemente empregado na agricultura é o GPS, ou sistema de posicionamento global, que em tempos atuais já guia a maior parte do plantio e colheita nas fazendas. Esse recurso juntamente com o emprego de softwares faz com que as máquinas sigam rigorosamente o espaçamento entre as linhas de plantio impedindo, dessa maneira, o mau aproveitamento do espaço.

Outra tecnologia que vem sendo pesquisada e desenvolvida em laboratórios é o uso de robôs para diversas finalidades, inclusive para ser empregado na agricultura e pecuária, o que antes era apenas ficção científica já começa a se tornar realidade dentro de laboratórios de pesquisa dessa área.

As vantagens do uso da tecnologia na agricultura e pecuária são diversas, uma delas é que através de técnicas inovadoras é possível  ter maior produtividade usando o mesmo espaço, ou um espaço menor, de terra para produção. Com isso os desperdícios são minimizados o que acarreta em mais alimentos disponíveis para a população e melhor aproveitamento dos recursos naturais, preservando, desse modo, o meio ambiente. Nesse âmbito, devemos levar em conta que a população mundial cresce a cada dia, mas os recursos disponíveis na terra continuam os mesmos, por isso o uso de equipamentos inovadores contribui de maneira benéfica para a produção de alimentos no mundo.

Os sistemas de precisão configuram o que chamamos de agricultura e zootecnia de precisão. Esses sistemas resultam na otimização dos gastos da produção e no aumento da produtividade. Dessa maneira, é possível notar que o uso de recursos tecnológicos trazem diversos benefícios para a produção agropecuária e de alimentos.

 Mesmo sendo um grande exportador de produtos alimentícios o Brasil ainda importa grande parte da tecnologia empregada nesse meio. O país, até então, permanece atrás de muitas nações quando se fala de ciência. Essa situação é acentuada pela falta de investimentos, profissionais especializados, conhecimento, pesquisa e incentivos para o crescimento dessa área.

Ainda falta muito para ser criado e a demanda por produtos tecnológicos e automação cresce absurdamente. O que precisamos fazer é criar nossa própria tecnologia e transformar ficção científica em pura realidade. E é nesse meio que o Engenheiro de Biossistemas encontra um mercado de trabalho promissor, pois esse profissional apresenta grande potencial para criação e inovação tecnológica, podendo assim contribuir com o desenvolvimento dos setores agrícola, pecuário e de alimentos do nosso país.  

5 Comentário

  1. É incrível como as tecnologias não param de evoluir.
    E o melhor de tudo é que a inteligência humana está
    diretamente ligada a isto.

  2. Bom dia,
    Janaína você acha que o país tem capacidade para desenvolver suas próprias tecnologias?
    e qual sua opinião sobre o que é necessário para acelerar esse desenvolvimento?

  3. A cada artigo lido meu fascínio só aumenta , parabéns a todos que participam do site !

  4. Obrigada Alberto. Nós integrantes do Portal ficamos muito felizes quando nosso trabalho agrada aos leitores.

  5. Boa noite Maurício,

    Acredito com convicção que o Brasil tem capacidade para desenvolver suas próprias tecnologias, porém algumas concepções ainda precisam ser mudadas. Para um país criar suas próprias tecnologias e se desenvolver há necessidade de investimentos nessa área, criação de mais centros de pesquisas, valorização da pesquisa e claro, melhorias no sistema educacional, pois o conhecimento é capaz de transformar pessoas. Em muitos países desenvolvidos as empresas possuem seus próprios pesquisadores e centros de pesquisas, infelizmente isso não é convencional no Brasil.