Detector de prenhez para bovinos e equinos por ultra-som

O Detector de Prenhez para Bovinos e Equinos, desenvolvido pela Embrapa Instrumentação, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, é um instrumento de ultra-som que detecta a prenhez com 100% de acerto em éguas e vacas, respectivamente com 22 e 35 dias após a cobertura. No método tradicional o resultado só é possível após 60 dias, por meio de apalpação manual.

O aparelho foi desenvolvido para facilitar o diagnóstico precoce da prenhez, através do efeito Doppler das ondas contínuas, que se refletem nas artérias, veias, paredes, válvulas e cavidades cardíacas, como também nas hemáceas do fluxo sanguíneo.

Ondas mecânicas de frequência ultra-sônica e de baixa potência são enviadas para dentro do corpo do animal através de um transdutor e, após se refletirem nas artérias, veias, coração ou válvulas, retornam ao transdutor produzindo sinais elétricos que são amplificados e um som equivalente ao batimento cardíaco fetal pode ser ouvido pelo perito. O perito, ao fazer a apalpação transretal, leva preso em seu dedo o transdutor ultra-sônico e realiza então a varredura sobre o útero, procurando os batimentos cardíacos fetais. O equipamento exige que a pessoa tenha conhecimento da anatomia interna do animal.

Este aparelho é semelhante ao detector de prenhez para Caprinos e Ovinos, também desenvolvido por este Centro. Os dois estão sendo comercializados pela Microem, empresa de Ribeirão Preto/SP.

10 Comentário

  1. Galera, o site tá muito bom, vocês estão de parabéns! Show of ball! Hehehe.

  2. Olá, Pedro. Imagino que a ideia seja essa mesma. Afinal, não há ninguém melhor que os profissionais da área (Zootecnistas, Médicos Veterinários) para utilizarem esse tipo de equipamento no dia-a-dia. Continue nos acompanhando! Abraços

  3. Caro Osvaldo, não podemos atendê-lo da forma como gostaria. Nosso propósito está em divulgar as tecnologias disponíveis ao produtor.
    Recomendamos entrar em contato com o fabricante citado em nossa publicação (Microem, de Ribeirão Preto/SP) ou buscar por similares.

    Continue nos acompanhando para ficar informado!

  4. Como obter maiores informações sobre esse produto, valor, meio de pgto. qual o site, obrigado