Plantas conectadas à internet com acesso a twitter e redes sociais

Sistema completo para funcionamento do dispositivo.

Agora as plantas já podem falar e exigir suas necessidades de forma verbal! Na Universidade de Nova York, o trio de cientistas Rob Flaudi, Kate Hartman e Kati London, em parceria com a SparkFun trabalham na criação de um kit chamado Botanicalls. A versão do projeto tem como finalidade colocar a sua planta favorita para Twittar automaticamente, quando precisar de água ou agradecer através da rede social quando as necessidades forem atendidas.

A empresa tem o intuito de abrir um canal de comunicação entre plantas e seres humanos e promover uma compreensão bem-sucedida entre as espécies. Evitando dessa maneira que as plantas sejam negligenciadas e sofram danos que possam levar a espécie a morte.

O sistema Botanicalls permitiu às plantas de casa fazerem chamadas telefônicas. Quando uma planta desta rede precisar de água, ela pode chamar uma pessoa e pedir exatamente o que precisa.

O projeto surgiu inicialmente em 2006 a partir de conversas não-técnicas, entre os alunos de pós-graduação em Programas interativos de Telecomunicações (IPT) de Nova York, sobre recipientes de jardinagem caseiros, filtração de ar e as qualidades das plantas comuns.

As metas desta rede são manter as plantas vivas, traduzindo os protocolos de comunicação das plantas (hábito de folhas, cor de folhagem, inclinação, etc).

A rede também tem acesso ao Twitter. Através do Botanicalls Twitter a planta pode fazer conexão via atualizações de status online do Twitter, que alcança as pessoas em qualquer lugar do mundo. Quando a planta precisar de água, ela irá postar para que seu dono saiba. Ela também enviará agradecimentos quando receber cuidados e atenção.

O código do sistema cobre cinco diferentes atualizações de status, com base nas condições atuais que são:

1. Nível de umidade do solo abaixo do limiar satisfatório para a planta;
  2. Nível de umidade do solo abaixo do nível crítico da planta;
  3. Rápido aumento da umidade detectada no solo;
  4. Planta regada que não atingiu o nível suficiente;
  5. Não necessidade de água.

As atualizações são as seguintes: quando a planta estiver na situação “1” a planta enviará um twitter avisando que está precisando de

Sistema pronto para funcionamento

água urgentemente, já na situação “2”, a planta enviará uma mensagem avisando que ela está precisando de água urgentemente; quando a planta estiver na situação “3” será detectado como um evento de irrigação e então a planta irá determinar se a umidade do solo subiu para o nível desejado (adequado), se a resposta for positiva, ela enviará um obrigado. Quando a planta for regada, mas não o suficiente, situação “4”, ela irá twittar para relatar que foi regada, mas não o suficiente. Da mesma forma, se ocorrer um evento de irrigação, e a planta não estiver em necessidade de água, e enviará um twitter reclamando do excesso de água.

Essa é uma ótima ideia para pessoas que querem ter plantas em casa, mas não tem tempo ou não conseguem cuidar de uma.

Agora imagine se essa ideia fosse aplicada na agricultura. Diversas culturas poderiam ter sucesso em seu crescimento, aumentando dessa maneira sua produtividade. Com isso grandes culturas irrigadas poderiam usar o dispositivo para indicar se há necessidade de continuar irrigando ou se o equipamento de irrigação pode ser desligado. Poderíamos pensar mais além – um dispositivo que fosse capaz de captar a necessidade de fertilizantes no solo somente com o uso de sensores espalhados pela cultura. Dessa maneira, o sensor captaria as necessidades e enviaria através de rede wireless para a análise de dados que seria feita em uma central através de softwares de computador.

Se você gostou da ideia e quer se comunicar com sua plantinha acesse o link: http://www.botanicalls.com/archived_kits/twitter/

Fonte: Ciclo Vivo.

3 Comentário

1. Janaina você acredita que uma pessoa pode iniciar uma carreira de pesquisador com formação em Engenharia de Biossitemas mesmo em idade avançada ?

2. Olá Alberto,

Eu acredito que não existe idade para o conhecimento, todo o tempo é tempo de buscar aprendizado basta ter força de vontade e acreditar naquilo que se quer. Costumo levar sempre uma frase comigo: ” Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.”

3. olá, tudo bem? Janaina, eu faço faculdade de sistemas de informação, mas já tenho formação técnica em Agropecuária, estava pensando em desenvolver esse projeto ai, mas com algumas iterações a mais. Como a planta avisar que precisa de nutrientes e assim vai, vcs com sua experiência saberiam me dizer se tem algo similar a isso? E se esse projeto é operacional e funciona realmente ? Obrigado, boa tarde!

2 Trackbacks / Pingbacks

1. Internet das coisas e a Engenharia de Biossistemas « Engenharia de Biossistemas – Brasil
  2. A revolução dos bixos, plantas que falam e os tratores de James Cameron | Engenharia de Biossistemas - Brasil