Silvicultura.

Silvicultura. (https://www.deere.com.br/pt_BR/services_and_support/technology-solutions/forestry-technology-solutions/optimize-machines.page)

Texto escrito por Tauane Karine Baitz da Silva, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Ultimamente a silvicultura tem sido comentanda com mais frequência, mas você sabe por qual razão isso tem ocorrido? E você sabe o que ela é?

A silvicultura é o aproveitamento, exploração e manutenção racional das florestas, criação e o desenvolvimento de povoação florestal com intuito comercial, podendo-se criar uma floresta ou determinadas espécies de plantas, com o interesse ecológico, científico, econômico e social.

Tem-se como o seu principal objetivo cultivar povoamentos florestais que satisfaçam as necessidades do mercado e produzam riqueza, garantidas a continuidade e a boa qualidade da produção, de um ponto de vista mais geral,  é a produção de madeira abundante e barata, de fácil aproveitamento, que deve ser assegurada no futuro. O campo de estudo da silvicultura é multidisciplinar e interessa a várias áreas científicas, como a botânica, a ecologia, a fitopatologia, a edafologia, a fitogeografia e a economia.

Mas quais são os pontos que influenciam o sucesso de um projeto de silvicultura?

Há inúmeros pontos que determinam o sucesso de um projeto, podemos citar: o clima, determinação da espécie e definição do material genético, produção de mudas, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores, tratos culturais, trato da silvicultura e colheita planejada.

A prática da silvicultura, consiste além da extração de madeira e outros produtos de interesse comercial, as técnicas próprias da silvicultura têm como função a preservação da floresta contra a erosão, a desertificação e a depauperação do solo, além de proteger a flora e a fauna de uma região.

A exploração florestal, reflorestamento e gestão econômica buscam uma combinação adequada entre a preservação ecológica e o aproveitamento da floresta com fins sociais. Sendo fundamental a preservação florestal  para o aproveitamento industrial, porém não sendo o único fim dessa atividade.

Um conjunto completo de máquinas, tecnologias e serviços tornam-se cada vez mais essencial para o aumento da produtividade, disponibilidade e baixo custo operacional.

A tecnologia vem auxiliando esse tipo de produção, com tecnologias remotas já utilizadas, o gestor florestal tem à mão soluções para prever alterações climáticas em sua região, podendo antecipar ações, evitando assim alocar uma equipe de irrigação após o plantio em um local com alta probabilidade de chuva ou até combater formigas em situações similares. O uso dessas tecnologias estabelece uma ferramenta estratégica para o gerenciamento de suas florestas.

O potencial da tecnologia na silvicultura hoje e num futuro próximo, é relativamente muito grande, auxiliando no aumento da produtividade, quanto para a sustentabilidade das áreas florestadas.

Um Engenheiro de Biossistemas pode contribuir e muito na silvicultura, procurando melhorar tecnologias para o uso, já que a mesma abrange muita coisa vista durante a graduação do de Engenharia de Biossistemas.

Silvicultura (https://www.deere.com.br/pt_BR/services_and_support/technology-solutions/forestry-technology-solutions/optimize-machines.page)

Saiba mais em:

https://www.webartigos.com/artigos/aspectos-gerais-da-silvicultura/47957#ixzz5CZpKiGLz