Diversidade em CiênciaPodcasts

Diversidade em Ciência: Ricardo Carvalho fala sobre o humanista Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo é autor de mais de 48 livros e notabilizou-se, sobretudo, por sua atuação em prol dos direitos humanos

Por Ricardo Alexino Ferreira
Jornal da USP, em 17/05/2021

Na Rádio USP, o jornalista Ricardo Carvalho fala sobre Dom Paulo Evaristo Arns – Foto: Arquivo pessoal do entrevistado

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Ricardo Carvalho, jornalista, repórter, biógrafo, escritor e documentarista, que fala sobre a vida e a obra de Dom Paulo Evaristo Arns, que foi arcebispo-emérito de São Paulo e militante dos direitos humanos, da luta pela liberdade e equidade social.

Ricardo Carvalho é autor dos livros O cardeal da resistência: as muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns, publicado pela Editora Instituto Vladimir Herzog, e O cardeal e o repórter, relançado pela Editora Terra Redonda, ganhador do Prêmio Vladimir Herzog em 2010.

Dom Paulo Evaristo Arns morreu em 2016, aos 95 anos. Escreveu mais de 48 livros e foi agraciado por mais de cem títulos nacionais e internacionais, como reconhecimento pela sua luta pelos direitos humanos. Ele era formado em Patrística e Línguas Clássicas pela Universidade de Sorbonne. Pela sua atuação, ficou conhecido como “Cardeal dos Direitos Humanos”. Dom Paulo foi, ainda, fundador e líder da Comissão Justiça e Paz de São Paulo.

Diversidade em Ciência

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio