TCCs 1ºsem de 2021
27/07/2021 – 17h
Ana Helena Corradini
O papel da comunicação na consolidação da cultura organizacional ética: a gestão da ética sob a perspectiva de relações públicas
A pesquisa busca compreender de que maneira a comunicação, por meio de relações públicas, contribui para a consolidação da cultura organizacional ética. Para tanto, aborda temas como ética e moral, governança corporativa, sistemas de compliance, responsabilidade social, sustentabilidade, pautas ESG (ambiental, social e governança), reputação, cultura organizacional, comunicação em organizações e relações públicas. Além disso, foram desenvolvidas entrevistas com diretores do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a fim de aproximar a teoria da realidade e da atualidade das organizações.
Orientador: Prof. Dr. Eugênio Bucci
Convidados: Profa, Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, Profa. Dra. Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi e Prof. Dr. Hamilton dos Santos
27/07/2021 – 18h
Júlia Mayumi Oliveira Sueyoshi
NIPOBRASILEIROS E RACISMO ANTI-NEGRO: HISTÓRIAS, REPARAÇÃO E SOLIDARIEDADE
O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Há mais de três gerações, os descendentes de japoneses fazem parte da sociedade brasileira e fazem parte de uma complexa dinâmica racial. Entender como os nipobrasileiros contribuem para o racismo anti-negro é essencial para a construção de uma sociedade antirracista; a proposta deste vídeo é explicar como os japoneses chegaram no Brasil, que papel seus descendentes ocupam na pirâmide social e como esse grupo racializado por combater o racismo anti-negro.
Orientador: Prof. Dr. Renato Levi Pahim
Convidados: Prof. Dr. Henrique Marques Samyn e Profa. Msc. Rose Moraes Pan
28/07/2021 – 14h
Amanda Péchy Duarte
O mito da Amazônia: Como sua ocupação predatória criou e perpetua gargalos na comunicação sobre a região
O livro faz um apanhado histórico sobre momentos-chave da colonização da Amazônia para discutir como sua ocupação predatória provocou e perpetua problemas na comunicação sobre a região. Explorando as consequências desta imposição de um olhar estrangeiro hegemônico, como a manutenção de seu status de quintal e a ausência de um projeto customizado do Estado brasileiro, a autora conduz a narrativa por meio de entrevistas com jornalistas, fotógrafos, documentaristas, cientistas, membros de ONGs e lideranças indígenas que trabalham na, ou com a, Amazônia. Apesar de sua importância, a região permanece fora da pauta nacional, o que resulta em produção de desinformação e informação generalizante e sazonal. Com a tese de que a Amazônia é o centro do mundo, devido à sua atual relevância geopolítica e importância em si mesma, a autora espera contribuir com a discussão sobre a região na crença de que uma divulgação mais clara, aprofundada e eficiente tem o potencial de, se não reverter, diminuir o presente abismo cognitivo e com isso beneficiar a Amazônia e o Brasil — na consciência de que, no melhor dos casos, só irá arranhar a superfície.
Orientador: Prof. Dr. Vitor Souza Lima Blotta
Convidados: Sr. Douglas Bezerra da Silva, Profa. Dra. Andreia Terzariol Couto, Profa. Dra. Eun Yung Park e Prof. Dr. Atílio Avancini
28/07/2021 – 19h
Regina de Paulo Santana
O SAGRADO QUE HABITA EM NÓS: UM OLHAR HOLÍSTICO DA SAÚDE FEMININA
O chamado “sagrado feminino” é um movimento autônomo de mulheres que busca relacionar a espiritualidade e o autoconhecimento como alívio para suas angústias e enfermidades físicas, resgatando saberes ancestrais passados de geração em geração. Este é um projeto com foco na área de saúde pública e comunicação, que trata do uso de práticas integrativas e complementares na saúde feminina, cujo objetivo é desmistificar tabus relacionados ao tema e analisar o fomento das políticas de saúde pública e de capacitação profissional com foco humanitário e holístico.
Orientador: Profa. Dra. Profa. Dra. Mônica Rodrigues Nunes
Convidados: Dra. LUISA JACQUES DE BRITO VEIGA, Profa. Dra. Daniela Osvald Ramos, Sra. Ana Carolina Honorato e Profa. Dra. Ana Lucia Lumazini de Moraes
29/07/2021 – 10h
Heloísa Fernandes Muriano
Editores de aquisição e a consolidação de literaturas estrangeiras no Brasil
O projeto propõe o estudo da relação entre a atuação de editores de aquisição e a consolidação de literaturas estrangeiras no Brasil, a partir de uma breve análise do histórico do mercado editorial brasileiro e das funções desempenhadas por editores de aquisição de títulos estrangeiros.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Nascimento Verano
Convidados: Prof. Dr. Plinio Martins Filho, Profa. Msc. Marisa Moura e Profa. Dra. Marisa Midori Midore Deaecto
29/07/2021 – 12h30
Tiago Aguiar Franco de Oliveira
BALELAS, LOROTAS E CAÔS Um ensaio sobre as raízes da desinformação no Brasil
O trabalho é um esboço de dissertação que investiga as particularidades brasileiras das origens do problema da desinformação.
Orientador: Claudio Tognolli
Convidados: Prof. Dr. Eugênio Bucci e Dra. Fernanda da Escóssia
29/07/2021 – 14h
Bruna Diseró
O Sagrado pelo Feminino
Desde os seus primórdios, o Cristianismo firmou as suas raízes por meio da dedicação de mulheres. Aliás, muitas foram as que vocalizaram a sua fé em textos sagrados, canônicos e apócrifos, mesmo sofrendo com a invisibilização por parte de alguns daqueles que detinham o poder do registro escrito. Contudo, o poder e a importância das mulheres assumindo a posição de líderes religiosas nunca arrefeceu no meio cristão. Se antes, havia uma predisposição a abafar a voz desses exemplos, hoje, muitas das mulheres que abraçam essa vocação percebem como urgente o resgate dessas histórias. O livrorreportagem “O Sagrado pelo Feminino” se propõe a traçar um panorama sobre as líderes femininas no ambiente cristão, desde a forma como elas aparecem nos textos bíblicos, passando por exemplos históricos importantes, até chegar nas líderes femininas (e feministas) de hoje. As entrevistas foram feitas com mulheres que falaram sobre as suas experiências individuais, os seus estudos religiosos e sobre um futuro incerto, mas que respira a esperança de uma representatividade concreta.
Orientador: Prof Dr. Jean Pierre Chauvin
Convidados: Msc. Rafael Mariano dos Santos, Dr. Thiago Maerki e Prof. Dr. Vitor Souza Lima Blotta
29/07/2021 – 18h
Marcella Affonso
Pandemia entre trilhos
Parte dos ferroviários e metroviários da Grande São Paulo estão dentre os profissionais que não puderam ficar em casa durante a pandemia do novo coronavírus por desempenharem uma atividade essencial. Pandemia entre trilhos aborda como foi o período para esses trabalhadores a partir da perspectiva de seis deles. O curta busca lançar um olhar mais próximo e humano sobre essas pessoas que, para garantir o direito social ao transporte, continuaram passando o dia sob risco iminente de serem contaminadas pelo vírus causador da Covid-19.
Orientador: Profa. Dra. Mônica Rodrigues Nunes
Convidados: Sra. Karina Fogaça e Prof. Dr. Wagner Souza e Silva
30/07/2021 – 14h
Giovana Christ
cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim
A publicação de um produto jornalístico depende do envolvimento de diferentes profissionais em seu processo. Seja em um jornal impresso ou em um nativo digital, o trabalho requer a participação não apenas de editores e repórteres, como também de designers, infografistas, ilustradores e diagramadores, fundamentais para garantir sua apresentação visual. O projeto “O pessoal da arte: por trás do design de notícias” apresenta os profissionais que lidam com a visualidade em veículos jornalísticos por meio dos seguintes temas: rotina de trabalho, formação, processo criativo, referências visuais e inspirações e a relação entre os campos do design e do jornalismo.
Orientador: Prof. Dr Vitor Souza Lima Blotta
Convidados: Profa. Dra. Wânia Pasinato Izumino, Sra. Maria Carolina Trevisan, Profa. Dra. Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira e Profa. Dra. Rosana de Lima Soares
30/07/2021 – 18h
Larissa Fernandes
O pessoal da arte: por trás do design de notícias
A publicação de um produto jornalístico depende do envolvimento de diferentes profissionais em seu processo. Seja em um jornal impresso ou em um nativo digital, o trabalho requer a participação não apenas de editores e repórteres, como também de designers, infografistas, ilustradores e diagramadores, fundamentais para garantir sua apresentação visual. O projeto “O pessoal da arte: por trás do design de notícias” apresenta os profissionais que lidam com a visualidade em veículos jornalísticos por meio dos seguintes temas: rotina de trabalho, formação, processo criativo, referências visuais e inspirações e a relação entre os campos do design e do jornalismo.
Orientador: Prof. Dr Luciano Guimarães
Convidados: Sra. Gisele Pungan e Sra. Carolina Daffara