NotasNotícias

NOTA DE PESAR – MARIA INÊS AMARANTE

O Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP presta condolências aos amigos e à família da pesquisadora e professora Maria Inês Amarante, que faleceu na última quinta-feira, 17 de novembro de 2022.

Maria Inês Amarante foi professora de Comunicação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), além de ensinar língua portuguesa em Timor-Leste e em Cabo Verde. Formou-se em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, além de mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Tinha um carinho especial pelo CJE, particularmente em respeito aos trabalhos sobre rádio e oralidade realizados com saudosa professora Jerusa de Carvalho Pires Ferreira (1938-2019).

Seu legado na luta pelos direitos da mulher, da cultura, da língua portuguesa e da comunicação comunitária jamais será esquecido.

Ouça a entrevista memorável de Maria Inês Amarante ao professor Ricardo Alexino Ferreira no programa Diversidade em Ciência na Rádio USP.

FOTO: arquivo pessoal – Ricardo Alexino Ferreira