Novas matrículas serão disponibilizadas para o Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas
EDUCAÇÃO
Cursos de idiomas da USP têm alta procura e vagas são preenchidas rapidamente.
As vagas nos cursos gratuitos de línguas estrangeiras da USP foram ocupadas antes do esperado. De acordo com as professoras Heloísa Brito, coordenadora do Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas (PROIAD), e Maria Teresa Celada, coordenadora do Grupo de Trabalho Interunidades PoLínguas-USP, “o período de inscrições não consegue superar o intervalo de meio dia. Nesse espaço de tempo, o número de vagas fica preenchido”. Mais cursos serão abertos ao decorrer do ano.
Em entrevista ao Jornaleca, as docentes acrescentam: “a demanda pelas línguas é um fato em nossa universidade e, pela enorme quantidade de contatos que recebemos cotidianamente, percebe-se que se trata de ‘uma demanda reprimida’, não atendida, na procura de saídas para solucionar as problemáticas que os estudantes enfrentam para levar adiante sua formação”. Heloísa e Maria Teresa também declaram que as aulas respondem às necessidades identificadas em questionários enviados à comunidade USP no ano anterior.
Voltados ao desenvolvimento de competências orais e escritas, os cursos do PROIAD Línguas abrangem nove idiomas: chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e russo, nas modalidades online ou presencial. O público-alvo comporta estudantes da graduação, docentes, funcionários e estudantes intercambistas da USP.
Os métodos de ensino foram desenvolvidos por docentes supervisores de departamentos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Educação (FEUSP). As coordenadoras afirmam que o enfoque dos cursos está em considerar as situações do contexto universitário nas quais os estudantes estão inseridos, “promovendo reflexão sobre o aprendizado e também sobre as relações interculturais entre as línguas em contato”.
De acordo com o site do projeto, ainda há períodos de inscrições a serem abertos nas próximas semanas e no segundo semestre de 2023.
Beatriz Garcia
Revisão: Nícolas Dalmolim e Lara Soares