Jornaleca

Inteligência Artificial e Sociedade

CIÊNCIA

Auspin promove Webinar sobre os projetos de pesquisa da USP acerca do tópico Inteligência Artificial

Reprodução: cartaz de divulgação do Webinar.

A Agência USP de Inovação (AUSPIN) apresentou na última semana o Webinar “Fala Inovação!” – Inteligência Artificial com C4AI e IBM. O evento foi realizado juntamente com o Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI) e a IBM Research Brasil. O Webinar foi mediado pelo Professor Dr. Luiz Henrique Catalani, coordenador da Auspin e discutiu sobre as áreas da IA como um todo, abordando desde sua definição até os riscos e oportunidades de inovação trazidos por ela.

O debate contou com dois convidados, Claudio Santos Pinhanez (Cientista Sênior na IBM Research Brasil e Vice-Diretor do C4AI da USP/IBM/FAPESP) e Fabio Gagliardi Cozman (Diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP e Professor Titular da Escola Politécnica), tendo um público de mais de 300 pessoas.

Em relação ao C4AI, o Diretor do centro explicou que as pesquisas são realizadas no Inova USP desde 2020. Ele tem como objetivo desenvolver e divulgar essas pesquisas a nível internacional e transferir esse conhecimento para a sociedade. Além disso, o Centro conta com diversos pesquisadores de diferentes áreas, que atuam de forma multidisciplinar em projetos como o desenvolvimento de um tradutor para dialetos indígenas, estudo dos dados oceânicos, saúde e segurança alimentar, entre outras pesquisas. “Nosso objetivo não é melhorar a vida dos computadores e, sim, a vida humana”, completa Fábio Gagliardi.

Já no final da conversa, o público pôde fazer perguntas aos convidados, dentre as quais se destaca principalmente o tema da possibilidade de erros da IA. Fábio afirma que o assunto é um debate em evidência e, como ainda é uma tecnologia em desenvolvimento, erros podem acontecer. O professor entende que a IA desenvolve-se como “produtor de linguagem e não conhecimento”.

Para saber mais sobre o projeto basta acessar o site do C4AI, em que podem ser encontradas informações sobre programas de bolsa e os links para as redes sociais. Também é possível encontrar o link para o calendário dos próximos seminários do núcleo, remota ou presencialmente.

Isabella Gargano

Lívia Uchoa

Marina Giannini

Sofia Zizza

Revisão: Sofia Zizza e Lara Soares

Jornaleca

Universidade de São Paulo - USP | Escola de Comunicações e Artes - ECA | Departamento de Jornalismo e Editoração - CJE | Disciplina: Conceitos e Gêneros do Jornalismo e suas Produções Textuais | Professor: Ricardo Alexino Ferreira| Secretária de Redação: Lara Soares | Editores: Nicolle Martins (Cidadania), Sofia Zizza (Ciências), Julia Alencar (Cultura), Gabriel Reis (Diversidades), Nícolas Dalmolim (Educação), Artur Abramo (Esportes) e João Chahad (Local).