Jornaleca

Novíssimo Cinema Brasileiro: Mostra do CinUSP

CULTURA

Mostra vai até o dia 30 de abril e pretende divulgar obras cinematográficas nacionais a comunidade USP e para a população no geral

Reprodução: Cartaz CinUSP.

Iniciada no último dia 10 no CinUSP, a 11ª edição da mostra ‘Novíssimo Cinema Brasileiro’ traz 16 filmes, dentre eles famosas obras nacionais, como Turma da Mônica: Laços (2019), e Marte Um (2022). Também conta com duas pré estreias – Cangaceiro da Moviola (2023) e O Canto das Amapolas (2023). O projeto é fruto de um trabalho extenso de curadoria que procura enfatizar e dar visibilidade a obras nacionais contemporâneas. A sua entrada franca é essencial para a participação efetiva de todo o público.

O espaço do CinUSP corresponde à expectativa do público, como comenta Nanda Barros, estudante de jornalismo na ECA, em entrevista ao Jornaleca: “A infraestrutura é ótima, os filmes sempre começam no horário, as salas são bem refrigeradas e os funcionários são uma gracinha, sempre educados”. A estudante afirma ser fã de carteirinha do CinUSP e do cinema nacional, sendo frequentadora assídua da mostra. “Eu sou muito viciada em cinema nacional, e acredito que a mostra contemplou bastante o cinema brasileiro mais recente, principalmente porque tem filmes de várias regiões – como Marte Um (2022), gravado em Contagem, na região metropolitana de BH, e Noites Alienígenas (2022), do Acre -, não ficando apenas no eixo São Paulo-Rio. E é gratuito, para qualquer um ver, para que as pessoas realmente conheçam o que é o cinema nacional. O que é o cinema da Ceilândia, o que é o cinema do Acre, o cinema de Contagem, o cinema de Fortaleza… Essa é a grande importância, o público ver que o cinema brasileiro não se resume a Tropa de Elite (2007) e Cidade de Deus (2002)”, completa.

O novíssimo cinema refere-se às obras mais relevantes lançadas no último ano, caracterizadas em geral pelas incertezas políticas, que se apresentam no círculo familiar e social. Além dos longa-metragens, haverá uma sessão especial de curtas, comemorando a diversidade do cinema brasileiro. “Pela abordagem das questões sociais, pelo caráter propositivo e desafiador das obras selecionadas e pela diversidade de formatos, os filmes atestam a resiliência, a força e a potência de nosso cinema.”, afirma o site do CinUSP.

Reprodução: Cartaz CinUSP.

Alicia Matsuda

Davi Madorra

Julia Alencar

Pedro Morani

Revisão: Julia Alencar e Lara Soares

Jornaleca

Universidade de São Paulo - USP | Escola de Comunicações e Artes - ECA | Departamento de Jornalismo e Editoração - CJE | Disciplina: Conceitos e Gêneros do Jornalismo e suas Produções Textuais | Professor: Ricardo Alexino Ferreira| Secretária de Redação: Lara Soares | Editores: Nicolle Martins (Cidadania), Sofia Zizza (Ciências), Julia Alencar (Cultura), Gabriel Reis (Diversidades), Nícolas Dalmolim (Educação), Artur Abramo (Esportes) e João Chahad (Local).