Aula MagnaNotícias

CJE recebe família Kotscho para aula magna “O Jornalismo pelo olhar de 3 gerações”

“O jornalismo está no sangue”. No Brasil e, talvez, no mundo, poucas pessoas podem evocar essa frase com tanta propriedade quanto Ricardo, Mariana e Laura. Os quatro fazem parte da mesma família — os Kotscho –, representam 3 gerações dedicadas à profissão, são autores de algumas das mais emblemáticas produções do jornalismo brasileiro — e serão os convidados para a aula magna que inaugura oficialmente o ano letivo de 2024 para os cursos de Jornalismo e Editoração da USP.

Multipremiado, Ricardo Kotscho é um dos mais importantes jornalistas brasileiros. Ganhador de quatro Prêmios Esso, passou pelas principais redações de jornais e TVs do país. Foi secretário de imprensa durante o primeiro governo Lula. Completando 60 anos de carreira, segue na ativa no UOL e no canal My News. No ensino de Jornalismo, seu livro A Aventura da Reportagem é um dos mais utilizados nas graduações. 

 Mariana Kotscho, filha de Ricardo,sempre trabalhou na TV. Passou por SBT, Record, ajudou a criar a GloboNews. Destacou-se na Globo, onde atuou por 12 anos. Nas TVs Brasil e Cultura, concebeu e apresentou o programa Papo de Mãe. Hoje é colunista do Bem Estar, na TV Globo, e lidera diversos projetos em sua empresa de comunicação.

A mais jovem do grupo, Laura Kotscho, é filha de Mariana e também já atua na profissão. Aluna de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, foi estagiária na Rádio Antena 1 e hoje é redatora no canal ICL Notícias.

Destinada prioritariamente aos ingressantes de Jornalismo e Editoração, a aula magna “O Jornalismo pelo olhar de 3 gerações” é gratuita e aberta a todos os interessados. O evento será realizado em 18 de março, uma segunda-feira, das 19h30 às 22h no auditório Freitas Nobre, no CJE-ECA-USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Butantã). 

A aula magna será transmitida no canal do CJE