Revista Espaço Aberto
Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Cultura Notas Infotoques Cartas Expediente Edições Anteriores

Dicas
por Talita Abrantes
Fotos por Francisco Emolo

 

Veja também:
Entre dois mundos
Programa USPnet Sem fio facilita acesso à internet em todos os campi da USP

 

 

 

Foto crédito: Francisco Emolo
Sérgio Rodrigo de Almeida, que é usuário do sistema, explica que se a rede for aberta há riscos de outras pessoas acessarem seus dados pessoais


Usuário da tecnologia Wi-Fi há 4 anos, o designer e desenvolvedor de softwares do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP Sérgio Rodrigo de Almeida não experimenta estes problemas em sua casa. Lá a rede é tão boa, que em alguns cômodos da casa vizinha é possível receber o sinal. Isso porque o roteador que Almeida adquiriu recentemente “procura” uma freqüência livre para fazer a conexão. Assim, não há interferências.

Apesar de enumerar diversas vantagens da rede sem fio, como mobilidade e facilidade para compartilhar a internet, Almeida explica que é preciso tomar algumas precauções. “Se a rede for aberta, outra pessoa pode utilizar a sua conexão e dessa forma a rede fica mais lenta”, aponta. Pior: “Outros usuários mal-intencionados podem ter acesso a todos os seus dados”. E, assim, roubar senhas de bancos, entre outros. Não por acaso uma das principais preocupações da equipe do USPnet Sem Fio é a segurança da rede.

De acordo com Teresa, cada ponto de acesso tem o alcance de cerca de cem metros. Portanto, prédios maiores precisam de outros hotspots. Por exemplo, da sala da diretora até a entrada do CCE há uma distância de mais de cem metros. Por isso, “no meio do caminho há um outro ponto de acesso”, aponta Teresa. Nesta linha, os equipamentos que estiverem conectados à internet em um ponto, automaticamente podem se conectar ao outro.

Nesta linha, a diretora vislumbra que a tendência para as novas tecnologias é integrar a interface sem fio do celular com a da internet. Desta forma, “quando o celular detectar uma rede Wi-Fi, irá se conectar ao sistema e as ligações ficarão mais baratas”, prevê.

<anterior página 1 | 2

   
Comentar no BlogImprimir


web
www.usp.br/espacoaberto