ISSN 2359-5191

03/07/2007 - Ano: 40 - Edição Nº: 34 - Educação - Museu de Arte Contemporânea
Exposição do MAC aborda o universo feminino

São Paulo (AUN - USP) - Discutir o universo feminino e o papel ocupado pelas mulheres no panorama artístico atual é o objetivo da exposição “Mulheres Artistas- olhares contemporâneos“, que fica em cartaz até o dia 6 de junho, no MAC/USP unidade Ibirapuera. Com curadoria de Lisbeth Rebolo Gonçalves e Claudia Fazzolari, a mostra conta com a participação de quatro artistas plásticas destacadas do cenário atual: Rosana Paulino, Élida Tessler, Karin Lambrecht e Beth Moysés, além de uma homenagem à artista Tomie Ohtake.

Nascida em Kyoto, Japão, em 1913, e naturalizada brasileira, Tomie Ohtake iniciou sua carreira artística na década de 50, ao participar do grupo Seibi. Após 50 anos de trajetória artística, com grande reconhecimento no Brasil e no exterior, Tomie Ohtake segue inovando e explorando novas formas de expressão. Sua obra, de presença marcante no cenário cultural brasileiro, está representada na exposição por uma escultura em aço tubular.

As obras da exposição discutem, cada uma a seu modo, a condição feminina no mundo contemporâneo. Como Cambiar el amor, de Beth Moysés é resultado de uma pesquisa feita com 200 mulheres , entre brasileiras e espanholas. A partir dos questionamentos propostos pela artista, mulheres de diferentes classes sociais e culturas deram um depoimento sobre o que mudariam nos relacionamentos afetivos. Assim, segundo a artista, “Nas paredes do espaço expositivo, frases ou palavras pulsarão os desejos anônimos dessas mulheres”.

A artista Rosana Paulino questiona os rígidos modelos de comportamento que são impostos para as mulheres. Na série Arapucas, os ideais de sucesso veiculados pela mídia acabam por aprisionar e enquadrar a existência das mulheres, condicionando a felicidade a um quadro de aparência e consumo. Segundo a artista, “Em meu trabalho forma e conteúdo seguem a mesma finalidade sendo uma das principais a discussão do lugar social ocupado pelas mulheres na sociedade brasileira”.

O MAC USP- Ibirapuera fica no Prédio Bienal, 3° piso. De terça a domingo, das 10h às 19h . Entrada gratuita.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br