ISSN 2359-5191

22/04/2008 - Ano: 41 - Edição Nº: 22 - Educação - Instituto de Física
USP convida para entender o Universo através da Física

São Paulo (AUN - USP) - A idéias e descobertas da física moderna sobre a natureza e o universo e sua aplicação à tecnologia e a outras ciências são apresentadas pela USP em linguagem acessível através do Convite à Física, um ciclo de palestras oferecido na universidade e transmitido ao vivo pela internet. As apresentações são organizadas pelo Instituto de Física e Matemática e feitas por docentes da universidade e professores convidados. Acontecem às quartas-feiras às 18 horas, no próprio Instituto e são abertas a todos os interessados.

Segundo a professora Renata Zukanovich, uma das organizadoras do projeto, a intenção é que sejam colóquios formativos e informativos ao mesmo tempo. “Formativos porque é importante dar a noção aos futuros cientistas de como é fazer ciência, qual é a atitude que se deve ter e informativos porque é sumamente importante que a gente traduza a ciência em linguagem comum para que as pessoas leigas saibam o que está acontecendo”, diz ela.

O público alvo inicial do Convite à Física eram os estudantes de Física recém-ingressados na universidade, pois até então não existiam colóquios dedicados aos cursos de graduação; eles eram em geral mais especializados, para os professores e a pós-graduação. Entretanto, logo começaram a aparecer pessoas de outros cursos, desde a Biologia até o Direito. A professora Zukanovich afirma que “percebemos que o projeto deveria ser mais abrangente, afinal, a linguagem para você explicar física para um calouro é a mesma que para qualquer um que possua segundo grau”.

Foi a partir dessa idéia que as apresentações começaram a ser transmitidas ao vivo pela internet em 2005, divulgando o conhecimento para além dos limites da USP. “A transmissão pela internet tem um impacto muito bom, pois, além de atingir públicos do Brasil inteiro, supre uma carência de formação em ciência em língua portuguesa e em linguagem adequada”, diz Zukanovich.

O Instituto de Física Matemática recebeu inúmeros pedidos de envio de gravações das palestras desde que elas começaram a ser transmitidas ao vivo, por isso o site do Convite à Física agora tem também uma videoteca on-line onde se pode acessar os vídeos mais antigos. Contudo, uma parte das apresentações ainda não está disponível porque no início elas eram gravadas analogicamente e a digitalização é um processo trabalhoso.

A gravação só passou a ser digital quando a professora Zukanovich comprou uma câmera com o próprio dinheiro. O Convite existe desde 2004, mas só ano passado recebeu apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. De acordo com ela, “é muito fácil, na universidade, conseguir apoio para pesquisas, mas não há praticamente nenhum espaço pra você pedir recursos para projetos de divulgação”.

E não se trata apenas de apoio material, porque a quantidade de dinheiro de fato necessária para a manutenção das apresentações é muito baixa, cerca de R$5 mil ao ano. O tipo de ajuda que o Instituto mais precisa é com uma divulgação contínua, porque “interesse, as pessoas têm, elas só precisam saber que existem essas palestras; e onde e quando elas acontecem”. Essa afirmação da professora é comprovada pelo fato de que, apesar da pouca divulgação, o público lota o auditório em quase todas as palestras – e há espaço para mais: em 2005, foram lotados três auditórios no Instituto de Física, pois se tratava do Ano Mundial da Física e o assunto teve mais cobertura da mídia.

“Por que uma pessoa não teria curiosidade pra ver como o universo funciona?”, pergunta a professora Zukanovich, que acredita que é papel da universidade trazer a ciência que está sendo produzida para perto das pessoas. E enfatiza a importância de divulgação não só da física, mas de ciência em geral: “Ciência é cultura, embora não seja tratada como tal. E não é apenas uma questão de curiosidade”. Zukanovich acredita que “o conhecimento científico influencia a nossa visão de mundo e é cada vez mais necessário para que as pessoas tomem decisões políticas e econômicas nessa sociedade cada dia mais tecnológica em que vivemos”.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br