ISSN 2359-5191

16/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 36 - Saúde - Hospital Universitário
Hospital da USP oferece curso gratuito em Análises Clínicas para graduados

São Paulo (AUN - USP) - O Hospital Universitário (HU) da USP abre cinco vagas para curso gratuito de aperfeiçoamento em Análises Clínicas, a começar no segundo semestre. Os alunos já devem ser graduados com habilitação na área. Há processo seletivo com prova e as inscrições vão até dia 30 de junho. O Laboratório de Análises Clínicas (SLC) do HU é o setor responsável pela coordenação do curso, que tem grande parte da carga horária em prática supervisionada.

O curso é destinado a profissionais recém-formados ou que já trabalhem na área. Com 1200 horas de duração, o período letivo é de um ano, segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. O início das aulas é em agosto e o término em junho do ano seguinte. Os alunos podem ser formados em cursos que se habilitem em Análises Clínicas, como Farmácia, Biomedicina, Medicina, Medicina Veterinária e Biologia.

O programa tem 950 horas de prática supervisionada por farmacêuticos do Hospital Universitário. São cerca de 200 horas por área específica, envolvendo Coleta, Urinálise, Parasitologia, Imunologia, Bioquímica, Hematologia e Microbiologia. A parte teórica, de 150 horas, é composta por palestras e aulas ministradas também pelos supervisores e professores convidados.

Para Juliana Bannwart de Andrade Machado, coordenadora técnica do SLC, é importante que o curso obrigue apenas seis horas diárias. Ela, que é formada em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), se especializou em Análises Clínicas em curso semelhante pelo Hospital das Clínicas (HC) da USP. Ela diz que o curso toma oito horas diárias e possui formato parecido, com diferenças na estrutura, mas que normalmente o profissional trabalha em um dos turnos.

Concorda com ela Marina Baquerizo Martinez, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da mesma instituição e chefe de seção. “O nosso curso não tem bolsa, mas o auxílio dado pelos outros hospitais é tão pequeno que não consegue segurar o aluno oito horas por dia”, diz. Segundo ela, a ajuda financeira fornecida pelas outras instituições fica na média de R$ 500. “Grande parte das pessoas que participam do nosso curso já trabalha e, por isso, escolhemos seis horas diárias”, conta.

Quem se aperfeiçoa na área deve sair trabalhando em análises laboratoriais, pesquisa e até assessoria em indústria diagnóstica, segundo as coordenadoras. “Sem o profissional especializado em análises clínicas, o trabalho do médico em pronto socorro e UTI, por exemplo, ficaria muito mais difícil”, conta Juliana. Para ela, o analista clínico é um dos responsáveis pela distinção de uma dor no peito, que pode ser “tanto muscular quanto um infarto”. Além disso, faz exames de urina e fezes, além de hemogramas, diagnosticando problemas de colesterol alto e anemia, por exemplo.

Fora trabalhar num hospital, quem se aprimora em Análises Clínicas também busca base para lecionar. Adriane Lenhard, biomédica formada pela UEL, é aluna do curso. Ela diz que, assim que terminar de cursar o aperfeiçoamento, poderá ensinar não somente o básico, mas áreas mais específicas. Fora isso, considera o programa bastante completo. “Acho muito bom. Aqui, a carga horária é de cerca de 200 horas por setor. Então você sai realmente pronto para trabalhar”, diz.

Interessados devem preencher ficha de inscrição via Internet e pagar taxa. O custo é de R$ 35 e deve ser depositado em conta bancária do hospital. Mais informações no site www.hu.usp.br. A prova, de caráter teórico e prático, ocorre no dia 9 de julho às 10 horas no próprio HU, localizado no campus Armando de Salles Oliveira, no bairro do Butantã, São Paulo.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br