ISSN 2359-5191

27/04/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 08 - Saúde - Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Jornada Universitária da Saúde promove educação e bem-estar social em cidades do interior paulista

São Paulo (AUN - USP) -Este ano, a cidade de Barra do Chapéu irá receber, durante a Semana da Pátria, alunos dos cursos de saúde da Universidade de São Paulo, que irão realizar palestras sobre higiene e prevenção de doenças, visitas domiciliares, pesquisas e questionários com a população local. Eles fazem parte da Jornada Universitária da Saúde (JUS), projeto de extensão universitária que procura promover a saúde em cidades do interior de São Paulo através da educação. Um dos diferenciais da JUS é a Campanha de Diabetes e Hipertensão Arterial.

Composta atualmente pelos cursos de Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, a JUS é financiada pelo Fundo de Cultura e Extensão via Faculdade de Saúde Pública. Desde sua criação, em 2007, o projeto tem atuado em Palmares Paulista, localizada a 410 km de São Paulo, já que na Jornada a mesma cidade é visitada durante três anos consecutivos.

Esse período de atuação é considerado ideal pelos jornadeiros para conhecer a cidade e suas demandas, intervir e trabalhar em cima delas, e avaliar os resultados obtidos junto à população. “Nosso objetivo não é mudar a vida da população local, apenas melhorá-la, através de um trabalho educativo feito em etapas. É por isso que a JUS permanece três anos na mesma cidade”, explica Clayton Henrique Rocha, estudante do quarto ano de Fonoaudiologia e um dos coordenadores da Jornada. Além disso, permite um constante aprimoramento do projeto, já que problemas identificados durante uma visita podem ser trabalhados na viagem do ano seguinte.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com a questão da sexualidade, como conta Hanna Camila Wutzki, aluna do quarto ano de Fisioterapia e também coordenadora do projeto. “No segundo ano em Palmares, a gente sentiu muito a necessidade de falar de sexualidade com os adolescentes. Foi um projeto que começou ali, na hora, e foi um espaço bem simples de tirar dúvidas. No último ano, surgiram dois grupos a partir desse trabalho: um voltado para a abordagem de temas como sexualidade, DSTs e planejamento familiar, e outro - fruto da iniciativa da Fisioterapia - que procurava conscientizar sobre as mudanças que ocorrem nas adolescentes através do uso de barrigas ‘falsas’ que simulavam a gravidez.”

Abordar um tema através do viés de diferentes cursos da saúde é um dos diferenciais da JUS. As atividades são organizadas de forma interdisciplinar, possibilitando que os estudantes entrem em contato com todas as áreas. “Você aprende muito sobre as outras profissões também. Foi na Jornada que eu descobri, por exemplo, o que a Terapia Ocupacional faz, ou áreas que a Fonoaudiologia pode atuar que eu nunca tinha imaginado. [Essa experiência] vai gerar profissionais mais diferenciados futuramente”, explica Hanna.

As visitas domiciliares são um exemplo dessa multidisciplinaridade. Esse grupo de trabalho visitou residências pré-selecionadas de moradores idosos hipertensos e/ou diabéticos, e gestantes. Os estudantes procuravam conversar com as pessoas para conhecer suas necessidades e orientá-las, através de folhetos, sobre diversos temas, como uso de dentaduras, maneira correta de amamentar o recém-nascido, incontinência urinária e prevenção de queda para idosos.

A Campanha de Diabetes e Hipertensão Arterial é outra atividade interdisciplinar que a Jornada realiza todos os anos na cidade visitada. Aferição de pressão, antropometria, questionários e mesas temáticas de orientação sobre diversos assuntos, como Tabagismo, Álcool, Orientação alimentar e Influenza A (H1N1), são alguns procedimentos trabalhados durante a Campanha.

A JUS realizou também um vasto trabalho de campo, através do qual foi possível ter uma mostra da população local, e atividades com multiplicadores e grupos específicos, como orientações de exercícios para prevenir e evitar dores musculares dadas aos canavieiros.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br