ISSN 2359-5191

27/04/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 08 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Jornalista também tem que pensar como designer

São Paulo (AUN - USP) - A contribuição do jornalista nas questões gráficas dos jornais e revistas foi o principal tema da palestra “Jornalismo & Imagem”, realizada na Escola de Comunicações e Artes da USP. Na discussão, constatou-se que a ilustração é o recurso gráfico que vai ajudar a contar a história para o leitor. O evento contou com a participação de Luiz Iria, diretor do núcleo de infografia das revistas da editora Abril, Alessandra Kalko, editora de arte da Women’s Health, e Fábio Bosquê, diretor de arte do Almanaque Abril e Guia do Estudante.

Segundo Kalko, a função do jornalista não se resume a escrever um texto, e sim, a passar a informação da melhor maneira possível. “A gente tem que se entender como profissionais da informação, não só como jornalista ou designer”, afirmou. Para tanto, declarou que acredita no poder da imagem como facilitadora do entendimento.

Para o designer Fábio Bosquê, os profissionais da comunicação, em geral, devem “exercitar esse raciocínio visual”, pois “a infografia é uma linguagem que está ganhando muito espaço”. Além disso, ressaltou a importância de se pensar no resultado completo do trabalho jornalístico. “Hoje a gente tem que ter uma cabeça de editor. Tem que pensar o conjunto”, disse.

Sobre como melhor se preparar para essa nova função, Luiz Iria recomendou que se aprenda a desenhar. Explicou, entretanto, que o mais “importante é conceber o seu pensamento da melhor maneira possível”, independente do domínio de técnicas e programas de computador.

Outro conselho dos palestrantes é que se comece a pensar em trabalho desde a faculdade. Para Alessandra, os cursos de especialização ajudam, mas não são o diferencial. “Tudo o que eu aprendi foi trabalhando”, assegurou. Luiz Iria, que estagiou desde o primeiro ano do curso de Publicidade, contou que se sentiu muito seguro ao buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Quando eu me formei, eu tinha muita base”, completou.

Para os calouros do curso de Jornalismo, para quem a palestra era voltada, a apresentação trouxe muitas novidades. Pedro Gallo, aluno do 1º ano, disse que gostou muito das recomendações dos palestrantes. “Achei legal a dica sobre desenhar um rascunho para o editor”. Já para Glenda Almeida, também caloura, a palestra conseguiu “resumir muitas aulas do curso”.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br