ISSN 2359-5191

01/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 21 - Educação - Instituto Oceanográfico
Exposição de quadros aproxima oceanógrafos da arte

São Paulo (AUN - USP) - Está em cartaz a exposição “Cananéia: Um Olhar Pictórico” no Instituto Oceanográfico da USP, até o dia 15 de julho. A exposição contem 9 quadros de 12 alunos do curso de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da própria USP. O grupo de estudantes alojou-se na base de pesquisa do IO da USP em Cananéia e pôde concentrar-se no exercício de olhar e recriar artisticamente a paisagem marítima.

Tendo o mar com inspiração para os trabalhos, o professor organizador do projeto, Geraldo Souza Dias, soube da existência das bases de pesquisa que a USP mantém em Ubatuba e em Cananéia. Entrando em contato com o IO, o professor pode levar seus alunos, em novembro de 2009, durante um final de semana para a base, para que estes pudessem pintar os quadros.

A parceria entre as unidades é um ótimo exemplo de como se pode aproximar o pensamento científico do artístico. Segundo Geraldo Dias: “A Universidade de São Paulo ainda tem dificuldade em aceitar que também a arte é uma forma de conhecimento e por isso tende a alijá-la em programas efêmeros e festivos, e não enxergá-la como parceira nas atividades de pesquisa. É com a interação entre as unidades que conseguiremos formar um conhecimento universal”.

No curso de pintura são abordados os temas tradicionais – retrato, paisagem, natureza morta- trazidos para uma discussão de arte contemporânea. Mas os alunos são livres para trabalharem da maneira como desejam. O fato de estarem todos concentrados no mesmo local acabou por aproximar as diversas abordagens, mas todas possuem características próprias, com relação as interesses e a personalidade do seu autor.

O projeto faz parte da disciplina Prática da Pintura II do Departamento de Artes Plásticas, e é realizado desde 2002. Mas esta é a primeira vez que ocorreu uma parceria com outra unidade da USP. Alunos anteriores da disciplina tiveram como paisagem, cenários da própria universidade como a Praça do Relógio, e também a Represa de Guarapiranga, e o Parque Intervales a Sudoeste do Estado de São Paulo. Mas foi em Cananéia, que foram obtidos os melhores resultados até agora.

Exposição “Cananéia: Um Olhar Pictórico
Instituto Oceanográfico – 2ª a 6ª feira das 09h às 17h
Sábado e Domingo das 10h às 16h – Evento Gratuito.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br