ISSN 2359-5191

10/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 28 - Meio Ambiente - Instituto de Estudos Avançados
Projeto AmazonIEA pretende resgatar e reunir a memória da Amazônia

São Paulo (AUN - USP) - Coordenado pela pesquisadora alemã Maritta Koch-Wesser, o projeto “Amazônia em transformação: História e perspectivas” prevê a criação de uma rede para reunir acervos raros e não publicados sobre a Amazônia, como os acervos de pesquisadores, e torná-los acessíveis ao público. A pesquisadora propõe a criação de uma plataforma interativa, a exemplo da Wikipedia e um sistema de busca que chama de provisoriamente de “Google Amazon”.

O intuito do projeto, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, é agrupar pesquisas dos últimos 50 anos sobre a região. Para Maritta, essa foi uma época caracterizada pela evolução das pesquisas. “Esses 50 anos de transformação da Amazônia são uma época de aprendizagem que deve alimentar estratégias futuras”.

“Muitas pesquisas boas [foram feitas]”, mas a pesquisa e as medidas políticas não são necessariamente conectadas. Ela atribui a essas iniciativas os resultados que geraram políticas públicas de preservação, pelo menos no âmbito do papel, reconhecidas como modelo em todo o mundo. Hoje a Amazônia tem 20% de suas terras em reservas.

Pensando nos benefícios práticos que os estudos podem gerar os objetivos do projeto são: resgatar a memória dos projetos de transformação; viabilizar um futuro enraizado na aprendizagem e disponibilizar as informações sobre a Amazônia, tendo em vista as divisões sub-regionais. “Isso é importante, não falar da Amazônia em termos gerais”.

Sobre os propósitos do programa, a pesquisadora, que já trabalhou em diversas organizações voltadas ao meio ambiente, como a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), diz ser “importante registrar de uma forma fria o que aconteceu com cada um dos atuantes. Para futuramente continuar nessa progressão do desenvolvimento ambiental, é importante entender essas raízes”. Maritta afirma que o interesse é saber como e porque as estratégias de atuação foram pensadas em sua época. “Você tinha estratégias muito divergentes. O que vemos é que hoje há uma integração muito maior em termos de planos regionais”.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br