ISSN 2359-5191

04/11/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 105 - Economia e Política - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Grupo da FEA promove II Competição de Políticas Econômicas

São Paulo (AUN - USP) - No dia 3 de novembro começou a segunda edição do Copeco (Competição de Políticas Econômicas) na Faculdade de Economia Administração, Contabilidade e Atuária da USP. A competição foi organizada pelo programa FEA-USP Educação e Futuro, grupo que visa debater a formação acadêmica do aluno da Faculdade, em parceria com os professores Marcos Rangel e Ricardo Madeira.

Com grupos de três participantes que estão no quarto semestre ou posteriores em qualquer um dos cursos da FEA, sendo pelo menos um do curso de Economia, o tópico central discutido na apresentação da competição foram as políticas de accountability em educação.

Segundo os professores convidados, já foi comprovado em diversos estudos que o retorno social da educação pública é maior do que em âmbito privado. Ao mesmo tempo, é sabido que, em geral, a educação nos ensinos fundamental e médio é de melhor qualidade em escolas particulares do que nas públicas.

A partir dessas duas premissas, a proposta da competição nesse ano é que os grupos criem sistemas de accountability que possam ser implementados na educação pública básica do Brasil. Esses sistemas devem estar de acordo com a legislação e o contexto do país, além de levar em conta um orçamento factível.

A apresentação contemplou exemplos dessas políticas, divididas em soft accountability, que não interferem diretamente no funcionamento das escolas e dos profissionais da área de educação, mas sim na ideia de que a população cobre resultados; e hard accountability, que podem existir desde que não associadas diretamente a planos de carreira, já que isso é ilegal no país.

As propostas serão analisadas e votadas por avaliadores de diversas áreas, em proporções compatíveis entre acadêmicos e pessoas que estejam em contato na prática com o universo da educação e de políticas públicas, como sociólogos, economistas, demógrafos, secretários de educação, membros de ONGs na área, entre outros.

A apresentação dos cases ocorre no dia 07 de novembro, e já no dia seguinte, a votação e o anúncio das quatro melhores propostas. A equipe vencedora será contemplada com uma viagem à Vanderbilt University, nos EUA, um dos melhores centros de economia da educação no país, em fevereiro de 2012.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br