ISSN 2359-5191

14/12/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 131 - Ciência e Tecnologia - Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Softwares desempenham papel fundamental na descoberta de metabólitos

São Paulo (AUN - USP) - O estudo de metabolômica é cada vez mais importante para a ciência em diversos aspectos. O termo remete à identificação e estudo de metabólitos – ou seja, produtos de reações do metabolismo de animais e plantas. Esses produtos, geralmente, representam uma importância muito grande para o desenvolvimento de diversas áreas.

O que também cresce é o apoio de softwares e hardwares nestes estudos. “O que a gente busca é agrupar compostos e descobrir relações entre eles para procurar os caminhos que geraram esses compostos”, explica Celso Ronaldo Blatt, representante da Agilent Technologies Brasil, empresa que atua no mercado de fornecimento de equipamentos e programas para estudos científicos avançados, entre eles a metabolômica. Ele apresentou as soluções analíticas no II Workshop Internacional de Eletroforese Capilar e Tecnologia de Microchip, realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (FCF-USP).

O grande desafio para a área é dinamizar o uso de softwares. Para a maioria dos cientistas e profissionais da área, a maior dificuldade são os programas, e não o hardware. Nos dias de hoje, grandes centros de pesquisa ao redor do mundo já contam com os mais modernos equipamentos de detecção e reconhecimento de partículas.

A maior parte do tempo de trabalho na metabolômica consiste em identificar compostos (35% do tempo). Na sequência, vem a relevância biológico do metabólito (27%), o processamento de dados (14%) e a análise estatística (5%). As etapas de trabalho são geralmente divididas em quatro etapas:separar e detectar compostos; alinhar dados estatísticos; identificar a fórmula dos compostos; e, por fim, analisar caminhos comparativos com outras partículas.

O método mais comum de separação de compostos é a cromatografia, que tem como base a passagem da substância por fases fixas e móveis, e, a partir de reações e de dados previamente conhecidos, garante a eficácia da separação de compostos. Ela pode ocorrer nas fases líquida ou gasosa, e isso é definido por questões como polaridade – ou seja, a capacidade de atrair cargas elétricas – do material.

Existem ainda outros softwares de apoio em determinadas etapas do processo, como programas que auxiliam na identificação da fórmula do composto, e outros que encontram isótopos de elementos como carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, para determinar se o metabólito encontrado é orgânico ou não. O processo é de total importância para a agricultura (no tratamento de pestes, por exemplo), biologia geral (comparação de genomas) e na pesquisa químico-farmacêutica, principalmente na produção de novos remédios. “Encontrar metabolitos e identificar eficácia é parte fundamental para o estudo da metabolômica”, conclui Blatt.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br