ISSN 2359-5191

14/05/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 17 - Sociedade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Estudantes da FAU lançam revista que resgata a memória da faculdade

Revista Contraste, uma publicação estudantil universitária de caráter independente que tem o objetivo de retomar a produção coletiva da FAU-USP, traz como tema de sua primeira edição a memória. O lançamento contou com a exposição “FAU: Impressa/Expressa”, um vídeo divulgado na internet, em consonância com a proposta editorial  da revista e com debates nos três dias. Se inspirando principalmente na extinta revista Caramelo, e também se baseou nas outras produções gráficas da FAU e de outros lugares,  como a revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, por exemplo.


Surgimento da revista

A ideia da revista surgiu, segundo Lígia Araujo, uma das organizadoras desse projeto, com o desejo de buscar meios de discussão de assuntos importantes na universidade e mais formas de expressão por parte dos alunos. Quando viram a revista Caramelo, publicação estudantil da década de 1990, decidiram fazer uma nova revista, com um diferente modelo de publicação, para poder realizar esse desejo.

Sendo aberta para qualquer um que queira participar, a Contraste, nessa primeira edição contou com a colaboração não só de alunos da FAU, mas também da ECA (Escola de Comunicações e Artes) e da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). “Qualquer um pode entrar no corpo editorial ou então colaborar escrevendo um artigo ou enviando fotos e ilustrações para as próximas edições”, afirma Lígia. Na revista, diversas vertentes foram abordadas, como textos acadêmicos, ilustrações, literatura, xilogravura, poemas, fotografia, entre outras. Os idealizadores fizeram as chamadas para a participação dessa primeira edição através de cartazes, e entraram em contato direto com os autores dessas diferentes produções.

Mesmo sendo um trabalho concebido e idealizado por alunos, desde o projeto gráfico até o corpo editorial, eles sempre se sentiram bastante a vontade para conversar com professores, o que acabou ajudando muito. Além disso, a revista contou com a colaboração direta de professores que, a convite dos alunos, publicaram artigos e  participaram das palestras realizadas na inauguração.

Publicação semestral, cada edição da revista terá um tema, sendo que o escolhido para essa primeira edição foi “memória”. Segundo Lígia, esse tema surgiu como forma de autoconhecimento e de entender o lugar em que estudam. Esse tema também se relaciona intimamente com a exposição “FAU: Impressa/Expressa”, que mostrava diversas publicações gráficas produzidas em diversas épocas, na faculdade, de acordo com Fernando Motta, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU e também idealizador do projeto.


Lançamento da Contraste

Para o lançamento, eles resolveram, além da exposição, divulgar um vídeo na internet, feito pelos alunos da FAU e relacionado ao tema “memória” e fazer as três palestras: “Arquitetura, cultura e identidade”; “Mudanças e permanências das artes contemporâneas” e “Niemeyer, Artigas e as heranças da arquitetura moderna”. Segundo Lígia, os temas das palestras foram diretamente vinculados às discussões propostas na revista. Os assuntos que foram trazidos estavam em artigos dessa e os autores de alguns desses artigos foram chamados para as palestras, juntamente com profissionais da área, de forma a enriquecer o debate.

Essa semana de atividades, com as palestras e a exposição foi uma forma de complementar o seu conteúdo estabelecendo um espaço de diálogo e debate baseado na pauta da edição. Sua função era a de divulgar a revista Contraste, estimular o interesse pelos temas abordados e não limitar a revista apenas ao volume impresso. De acordo com os organizadores do lançamento, a função conseguiu atingir o seu propósito e eles estão muito felizes com o resultado.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br