ISSN 2359-5191

19/09/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 66 - Arte e Cultura - Instituto de Ciências Biomédicas
Exposição fotográfica retrata moradores e paisagens do Acre

A exposição fotográfica acrexiste está em cartaz até sexta-feira (20) no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo. A responsável pelo projeto é a fotógrafa Alessandra Fratus, bióloga formada pela Unicamp e doutora em Parasitologia pela USP. Alessandra fotografou no Acre, acompanhada de outros pesquisadores que montaram base na região de Acrelândia e Ramal do Remansinho para pesquisar a ocorrência da malária.

A obra exposta em acrexiste retrata tanto os moradores quanto a vegetação e a paisagem do local. A fotógrafa responsável pelo projeto conta que a presença da equipe de pesquisadores da USP foi essencial para sua aproximação com os habitantes locais. Para reforçar esse relacionamento, a fotógrafa promoveu um pequeno workshop de fotografia para as crianças de uma escola da região.  “As crianças puderam tirar fotos de seus colegas com uma Polaroid e ver na hora o resultado. Também experimentaram fotografia ao ar livre com máquina digital e usaram bastante o primeiro tablet que viram na vida!”, conta Alessandra.

Imagem: Alessandra Fratus

A mostra é resultado do trabalho de uma fotógrafa que tem grande conhecimento na área de Biologia e por isso traz um olhar diferente sobre uma região tão exótica quanto o Acre. A oportunidade de conhecer o estado surgiu em 2012: “Fui a convite do Prof. Dr. Marcelo Urbano Ferreira, que após a defesa da minha tese conheceu meu trabalho com foto e vídeo e achou que o meu olhar poderia agregar algo ao projeto que ele já vem desenvolvendo na região de Acrelândia e Ramal do Remansinho há 10 anos”.

Alessandra explica que sua relação com a fotografia é antiga mas que, apenas em 2008, começou a dedicar mais tempo a esse hobby. “Em 2008 comecei a ter contato com a cena musical alternativa paulistana e a fotografar espetáculos ao vivo, shows, peças de teatro. À medida que o tempo passava, mais gente entrava em contato elogiando meu trabalho. Ao mesmo tempo, a experiência com o doutorado [em Parasitologia] começou a ser desgastante. Acho que muita gente passa por isso. Quanto apresentei minha defesa [de doutorado], eu estava esgotada e resolvi me dedicar exclusivamente à fotografia.”

A exposição acrexiste deve ser exposta, em breve, em outros locais na USP. A fotografia de Alessandra Fratus também está em cartaz no SESI-SP desde 2010, em uma mostra que retrata a cena noturna paulistana intitulada Cores do Palco

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br