ISSN 2359-5191

25/04/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 6 - Educação - Instituto de Matemática e Estatística
Oficina ressalta importância da literatura na matemática
Livros de Malba Tahan podem ser de grande ajuda no ensino da disciplina
Capa do livro mais famoso de Malba Tahan, "O homem que calculava". Foto: Divulgação

O Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) realizará uma oficina sobre os livros de Malba Tahan no início do próximo mês. O objetivo do curso é apresentar, principalmente a professores de matemática, as obras do autor que sejam úteis ao ensino da disciplina, de modo a despertar maior interesse dos alunos. "Queremos, com esse evento, trabalhar com o professor para que ele queira fazer uma matemática interessante, para que os alunos continuem se interessando", explica o professor Rogério Chaparin, responsável pela oficina. O foco principal são os professores dos ensinos fundamental II e médio da rede pública, mas os de escolas particulares também podem se inscrever.

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), pertencente ao IME/USP, costuma oferecer muitos cursos e oficinas voltados à ampliação desse horizonte da matemática, com brincadeiras, jogos e leituras. Tentam mostrar para o professor que a disciplina é muito mais ampla que o vestibular e que é preciso valorizar o raciocínio e o pensamento. Conforme explica Chaparin, "nosso ensino, hoje, se pauta muito no vestibular, porque não conseguimos associar outras coisas à matemática".

Os livros de Malba Tahan têm esse papel de mostrar o lado menos convencional de uma das matérias mais odiadas nas escolas, pois trabalha com um lado da matemática que desperta a curiosidade dos alunos. Há 50 anos, o autor defendia a ideia de laboratórios para o ensino da disciplina, para que se pudesse trabalhar matematicamente com coisas concretas. Ele falava sobre a matemática surpreendente, fantasiosa, sobre a recreação com jogos e como ela poderia ser aplicada na resolução de problemas do dia a dia.

A melhora da interpretação de enunciados de questões matemáticas também é um ganho que a leitura de livros como os de Malba Tahan proporciona aos alunos. Além dele, outros autores, como Lewis Carroll, Monteiro Lobato e Hans Magnus Enzensberger, também têm livros voltados para os desafios matemáticos.

Outra coisa que a oficina pretende mostrar, além de livros interessantes, é como explorar a potencialidade de cada uma das obras. Isto quer dizer saber em que momento e de que forma se pode usar cada ferramenta, a fim de que o aproveitamento dos alunos seja o maior possível.

A oficina "Malba Tahan: O homem que encantava" acontecerá nos dias 06 e 13/05, das 19 às 22h, no IME/USP. Há 40 vagas disponíveis e as informações para se inscrever estão neste site. Para professores da rede pública, o custo é de R$20,00 e, para os de escolas particulares, de R$40,00. Para mais informações, o telefone do CAEM é (11) 3091-6160 e o email caem@ime.usp.br.


Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br