notas

 


por

Cinderela Caldeira


Psiquiatria inaugura prédio com mudança conceitual

 

Foram inauguradas no dia 16 de setembro, duas das três etapas das obras de reforma e modernização do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas. O projeto do novo prédio abrigará um modelo de assistência em saúde mental, inédito no País e oferecerá atendimento de ponta e em todos os níveis de atenção principalmente pelo Sistema Único de Saúde.

A previsão é que o número de consultas seja ampliado passando dos atuais 40 mil/ano para até 140 mil/ano, aumentando também o número de leitos, chegando a 210, distribuídos em 12 enfermarias. Os pacientes contarão com ambientes onde ambulatórios, enfermarias e hospitais-dia estarão integrados e preparados para o atendimento de doenças específicas e afins, facilitando a interação entre pacientes e equipe médica.

O projeto de reforma iniciado em 1996, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo (Nutau/FAU) e baseado em modelos de instituições psiquiátricas da Europa e dos Estados Unidos. A reforma foi totalmente financiada pelo governo estadual paulista, com investimentos de R$ 20 milhões.


 

Pesquisa mostra que 23% dos brasileiros têm pleno domínio em matemática

Em setembro foi divulgado o resultado do 4º Inaf - Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional - realizado pelo Instituto Paulo Montenegro ligado ao Ibope, e revelou que apenas 23% da população consegue compreender mapas, tabelas e gráficos.

De acordo com a pesquisa 46%, dominam completamente a leitura dos números naturais, e são

capazes de resolver situações que envolvam apenas um único cálculo; 29% são capazes de ler números de uso freqüente (preços, calendáriose números de telefone). Somente 23% conseguem resolver um problema que exija uma série de operações, é nesse grupo que se encontram as pessoas que têm capacidade de ler e interpretar mapas e gráficos publicados pela mídia.

Foram entrevistadas 2 mil pessoas de 15 a 64 anos em todo o País, levando em consideração a localização geográfica, condições de urbanização, níveis socioculturais, econômicos, escolaridade além do perfil de distribuição étnica e de gênero.

O objetivo da pesquisa foi focalizar as habilidades matemáticas da população na realização de tarefas cotidianas. Segundo a pesquisa, 2% da população brasileria encontra-se em situação de analfabetismo absoluto em matemática, e não domina habilidades simples como ler o preço de produtos ou anotar o número de um telefone.



Esalq comemora 40 anos da pós-graduação

A Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (Esalq) comemorou em setembro, 40 anos da implantação da pós-graduação na instituição. O pioneirismo na implantação dos cursos stricto sensu em 1964 se deu pela necessidade de aperfeiçoamento do corpo docente da Escola e de seus programas de pesquisa e foi uma antecipação aos dispositivos legais do Conselho Federal de Educação em 1965 e 1969.


Com cinqüenta e quatro alunos foram iniciados seis programas de pós, em 15 de setembro de 1965. Em 1969, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) declarou a Esalq como centro de excelência para o ensino de pós e pesquisa em Ciências Agrárias e, em 1970, os cursos foram ampliados passando a incluir o nível de doutorado.

Hoje a Esalq conta com 374 disciplinas e 526 orientadores, oferecendo 16 programas de pós-graduação para 503 alunos de mestrado e 545 de doutorado.