Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Conheça USP
por Daniel Fassa

 


O Coral Encant'HUs, do Hospital Universitário, existe já há sete anos.

 


Coral Todos os Cantos se apresenta em sua casa, a Faculdade de Educação

 


Sob a regência de Lucymara Apostólico, os corais Todos os Cantos e Yapapá se apresentam no Anfiteatro Camargo Guarnieri


Para Rosalina Soares do Nascimento, funcionária da Coseas que está na USP há 27 anos, participar de um coral é uma forma de ampliar os contatos e relaxar. Ela faz parte do Todos os Cantos, da Faculdade de Educação (FE/USP). Fundado em 1999, por iniciativa da diretoria da escola, com o objetivo de promover a integração, o grupo conta hoje com 35 integrantes. "No fim do dia tem aquele algo mais, a gente sai com a alma lavada", conta. "Mas tem também o trabalho duro", explica Rosa, justificando as inúmeras apresentações feitas pelo coro. Fazem parte do repertório música brasileira e tradicional de vários países, além de uma seleção direcionada ao público infantil.

A regente do grupo é Lucymara Apostólico, que também está à frente do Coral Yapapá, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/USP), e de um Madrigal - coro com no máximo 16 vozes - que reúne pessoas selecionadas dos outros grupos e enfatiza a música renascentista. O Yapapá surgiu em 1996 por iniciativa de professores da FCF/USP, que queriam encontrar uma forma de reunir professores, funcionários e estudantes em atividades musicais nos intervalos do almoço. Hoje, o grupo conta com 30 cantores e apresenta um repertório bastante diversificado.

Também visando à integração, acaba de nascer, no Instituto de Física, o Coral do IF/USP. Lançado em março deste ano, o grupo é regido por Munir Sabag e já conta com cerca de 35 integrantes. Sua primeira apresentação foi em junho, no próprio IF. Desde então, tem participado de eventos internos e externos. Elisabeth Ethiene Varella, secretária do Departamento de Física Nuclear, faz parte do coro e atesta: "Cantar faz bem para o ser humano". Sua companheira Wanda Gabriel Pereira Engel, do Laboratório de Alvos do mesmo departamento, concorda. "Tem sido uma experiência muito boa, tem agradado muitas pessoas."

Há ainda outros coros, como o Revives, da USP de Ribeirão Preto, e o Encant'HUs, fundado no Hospital Universitário há sete anos. Em geral, todos eles são abertos à participação da comunidade interna e externa e não exigem experiência ou conhecimentos prévios. Se você gosta de música, quer relaxar e conhecer outras pessoas, os corais da USP são uma boa pedida. Confira os contatos.

< anterior página 1 | 2 | 3 seguinte >

   
Imprimir



web
www.usp.br/espacoaberto