Home Capa Conheça USP Perfil Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Perfil

Por Rosemeire Talamone, especial de Ribeirão Preto


 

 

 

 

 


Prof. Ricciardi ao piano


Os vários "insights" de um professor compositor

"De novo! Mais uma vez!"

Essas frases são repetidas insistentemente numa aula de regência. A candidata a maestrina, aluna do Departamento de Música de Ribeirão Preto se esforça. À frente da sala, um professor aficionado da perfeição. Não basta falar, ele literalmente pega não mão dos alunos e mostra como devem ser os gestos de um regente. A uma das alunas chama a atenção para a expressão do rosto: "Não é possível fazer arte sem arte!" A expressão da aluna muda completamente.

Assim prossegue a aula do professor Rubens Russomano Ricciardi, um dos idealizadores e responsável pela implantação do curso de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) em Ribeirão Preto. Essa busca pela perfeição, a dedicação à música e ao ensino de qualidade talvez expliquem a carreira acadêmica meteórica percorrida por esse ribeirão-pretano que aos 15 anos já freqüentava as salas de aula da ECA em São Paulo, como aluno especial dos professores Olivier Toni (teoria musical) e Amilcar Zani (piano).

Ingressar no curso de graduação foi conseqüência natural do neto de um ilustre cidadão de Ribeirão, o maestro Edmundo Russomano. Após longa temporada de pesquisas em Berlim Oriental (1987-1991) na Universidade Humboldt e conclusão de mestrado (1995) e doutorado em musicologia na ECA (2000), Rubens Ricciardi foi contratado como professor na Escola. Em agosto de 2006, tornou-se professor titular, o quarto de uma lista de poucos no Departamento de Música de São Paulo e o primeiro da unidade em Ribeirão Preto. Diz que é preciso talento e vocação para seguir na profissão. "É necessário ser capaz de superar-se a si próprio."

página 1 | 2 | 3 | 4 seguinte >

   
Imprimir



web
www.usp.br/espacoaberto