Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Capa
por Talita Abrantes
Fotos por Francisco Emolo e João Neves

Cortar o mal pela raiz

Veja também:
Artilharia nova para a luta contra o câncer
Vacina e laser são novidades na prateleira do tratamento da doença
Uma nova estratégia para um velho mal
Cientistas acreditam estar no caminho certo para o controle do câncer

Foto crédito: Francisco Emolo
Para prevenir o câncer, o ideal é "oferecer todas as vitaminas e nutrientes necessários para o organismo", explica Luciana Yuki Tomita, doutora em saúde pública.

 


Prevenção é a melhor estratégia para diminuir os riscos de câncer

Em 2008, cerca de 460 mil brasileiros descobrirão que possuem algum tumor maligno. É o que aponta a Estimativa 2008 de Incidência do Câncer no Brasil realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde. A Região Sudeste lidera a estatística com mais de 242 mil casos. O motivo para este índice tão elevado na região pode estar ligado ao estilo de vida dos grandes centros urbanos.

"O envelhecimento da população e os maus hábitos da vida moderna, como sedentarismo e alimentação inadequada, aumentam a probabilidade de incidência de câncer", analisa Marceli de Oliveira Santos, técnica da Divisão de Informação da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer. Neste contexto, adquirir um estilo de vida saudável é um bom caminho para diminuir os riscos de desenvolver um câncer.

A começar pela alimentação. De acordo com a nutricionista da Faculdade de Saúde Pública Luciana Yuki Tomita, a Organização Mundial da Saúde e a Agência Internacional de Pesquisa com Câncer recomendam o consumo diário de pelo menos cinco porções de vegetais ou frutas. Confira aqui quais são esses alimentos.

página 1 | 2 | 3 | 4 seguinte >

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto