Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

por Claudia Costa



Produção espanhola da década de 50


Enquanto Brasília Nascia

A coleção de Artium de Álava - Centro Museo Vasco de Arte Contemporaneo apresenta um olhar sobre a produção espanhola dos anos 50, período em que se cristalizou o projeto de Brasília. Época em que a Espanha, sob o governo de Franco, se esforçava para mostrar ao mundo, através da arte, um rosto moderno, mas que na verdade ocultava o atraso econômico e a repressão política. Entretanto, um grupo de artistas conseguiu realizar uma produção que se equiparava a de qualquer outro país avançado. Na mostra estão obras de Néstor Basterretxea, Oscar Domínguez, Federico Echevarría, Equipo 57, entre outros. Curadoria de Daniel Castillejo.

Espaço Cultural do Instituto Cervantes
Local: avenida Paulista, 2.439, Consolação
Fone: (11) 3897-9609
Horários: segundas, das 14h às 20h, de terça a sexta, das 8h às 20h, e sábados, das 9h às 15h
Ingresso: entrada franca
Data: até 31 de janeiro

 



Edifício em Salvador, obra de Niemeyer

 


Oscar Niemeyer

O arquiteto ganha homenagem pelos 100 anos de seu nascimento, com a mostra "Coleção Niemeyer", que reúne 47 desenhos originais pertencentes ao acervo da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Os trabalhos são de quatro momentos distintos. Os mais antigos são de 1963, quando Niemeyer visitou a faculdade, e que mostram sua preocupação com a pré-fabricação dos edifícios da Universidade de Brasília, como o Instituto de Teologia e o conjunto de habitação estudantil. Também será lançado catálogo, organizado por Rodrigo Queiroz (que também assina a curadoria), com textos de Julio Katinsky e Marco do Valle.

Museu de Arte Contemporânea
Local: rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária
Fone: (11) 3091-3039
Horários: de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 10h às 16h
Ingresso: entrada franca
Data: até 17 de fevereiro de 2008

 



Disco I Ching, de 1972, acrílico e letra set, de Mira Schendel

 


Campo Ampliado

A mostra coletiva "Campo Ampliado" reúne 75 obras de artistas residentes do Instituto de Arte Contemporânea, tais como Amilcar de Castro, Mira Schendel, Sergio Camargo e Willys de Castro em diálogo com trabalhos de Alfredo Volpi, Arthur Luiz Piza, Hélio Oiticica, Jean Arp, José Resende, Lucio Fontana e Tunga. Com curadoria de Paulo Sergio Duarte, a idéia é traçar um pequeno romance visual entre as obras. A exposição marca a ampliação do espaço expositivo da instituição, que foi inaugurada oficialmente em 1997, e ainda a abertura do setor de documentação e pesquisa. Projeto museográfico do arquiteto Felippe Crescenti e iluminação de Ricardo Heder.

Instituto de Arte Contemporânea
Local: rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque
Fone: (11) 3255-2009
Horários: de terça a sábado, das 10h às 19h, e domingos, das 12h às 17h
Ingresso: entrada franca
Data: até 30 de março de 2008

Leia também:
cultura em destaque
teatro

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto