Home Capa Conheça USP Dicas Comportamento Cultura Notas Cartas Expediente Edições Anteriores

Notas
por Cinderela Caldeira


 

 

 


D. Paulo Evaristo Arns


USP premia destaques na área de Direitos Humanos

Em dezembro foi realizada a oitava edição do Prêmio USP de Direitos Humanos cujo objetivo principal é identificar, distinguir pessoas e instituições que, através de suas atividades, contribuíram para a difusão e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

Os vencedores foram selecionados dentre 110 inscritos, 52 na categoria institucional e 58 na categoria individual, por um júri composto por dois professores da Universidade, um professor da PUC-SP e um representante discente da USP.

O vencedor na categoria individual, deste ano, foi d. Paulo Evaristo Arns. D. Paulo conquistou a honraria pela defesa dos direitos civis durante a ditadura militar, de 1964 a 1985, entre outras ações que favoreceram a cidadania no Brasil. Nascido em Criciúma, Santa Catarina, em 1921, ingressou na ordem franciscana em 1939. Ordenou-se presbítero em 1945, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Trabalhou como vigário nos subúrbios de Petrópolis, e em 1966 foi indicado e sagrado bispo auxiliar de d. Agnelo Rossi, em São Paulo. Em março de 1973, foi nomeado cardeal pelo papa Paulo VI e dirigiu a arquidiocese de São Paulo de 1970 a 1998. Hoje é cardeal emérito de São Paulo.

Na categoria institucional, o destaque de 2007 é o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Realiza anualmente cerca de 500 mil atendimentos de ocorrências, entre ações emergenciais de resgate, combate a incêndios e salvamentos. Para este trabalho a corporação conta com 9.271 homens e mulheres alocados em 224 postos de atendimento no Estado.

   
Imprimir


web
www.usp.br/espacoaberto