MEIO AMBIENTE
Vida melhor com ajuda da ciência

Luxo e lixo convivem em Atibaia, a menos de cem quilômetros da capital de São Paulo, e mais uma dezena de municípios da região conhecida como Entre Serras. Vivendas, estâncias e ricos condomínios recebem em fins de semana paulistanos bem de vida, enquanto problemas ambientais de todo tipo, sobretudo poluição dos rios, perturbam a vida dos mais de cem mil habitantes e o prefeito da cidade, José Roberto Trícoli, do Partido Verde. Mas há programas e projetos ambientais em andamento, com ajuda técnica da USP. Um convênio prevê ação integrada para gerenciamento de resíduos e controle de poluição. É só um exemplo do que o conhecimento teórico e prático gerado na Universidade pode fazer pela preservação da natureza — soluções simples com resultados impressionantes, conforme lembraram cientistas em seminário sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de maio), no Instituto de Ciências Biomédicas.
especial>>
 

COMEMORAÇÃO
Remédios e perfumes da flora paulista

Ao som das Bachianas de Villa-Lobos, a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) comemorou dia 8, na Sala São Paulo, 40 anos de criação. Apenas música não seria suficiente: a data mereceu o anúncio de mais um programa de impacto, destinado a explorar o potencial da flora e da fauna do Estado na indústria farmacêutica e de cosméticos. O Projeto de Bioprospecção está ligado ao Biota-Fapesp, que faz o levantamento da biodiversidade paulista .
pesquisa >>

PRECAUÇÃO
As drogas, como risco e tema de novela


As drogas estão cada vez mais próximas de gente simples e da classe alta e são tema de denúncias até em novela de televisão. Professor e médico do HC analisa a abordagem do tema em “O Clone”, aponta os fatores de risco para os usuários e explica o trabalho desenvolvido na USP pelo Grea, grupo interdisciplinar de estudo e prevenção de álcool e drogas do Instituto de Psiquiatria.
pesquisa >>




VAMOS
em DESTAQUE

Concreto aparente
O projeto Arte Concreta Paulista, realizado pelo Centro Universitário Maria Antonia com patrocínio da Petrobras, abre nesta quarta três exposições dedicadas a artistas e grupos do movimento.

Teatro da Vertigem
Nesta segunda-feira, Antônio Araújo, professor da Escola de Arte Dramática da USP e criador do Teatro da Vertigem, comemora os dez anos de existência do grupo com o lançamento do livro Trilogia Bíblica.

Cursos
A edição desta semana traz na sugestões de cursos para problemas de nutrição, história do cinema, psicologia e teatro

  NESTA EDIÇÃO

 

e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]