Sobre bois, ovos e galinhas


A clonagem de bovinos com fins comerciais chega ao Brasil, acompanhando exemplos de países como Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Coréia. Em parceria com empresa privada fundada por antigos pós-graduandos da Universidade, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga apresentou à imprensa e ao mercado, no início de abril, três bezerros da raça nelore, cópias geneticamente idênticas de um dos touros mais valorizados do País, e anunciou mais oito gestações em andamento. O registro de animais clonados — neste caso, na Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu — exige adaptação da legislação brasileira às novas tecnologias. Na biotecnologia como em outras áreas, o conhecimento evolui, se acumula e fica à disposição da sociedade, que o recebe de múltiplas formas. Na Esalq, professores aposentados vêm promovendo até o final de novembro uma série de conferências sobre temas variados. Saiba, por exemplo, por que a teoria da evolução leva à certeza de que o ovo nasceu antes da galinha.
pesquisa>>







A vida que existe nos museus


Ao contrário do que preconceitos sugerem, museus são centros de pesquisa, educação e vida. Isso será destacado na 5a Semana dos Museus da USP, iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão que o Museu de Arqueologia e Etnologia coordenará entre os dias 9 e 13 de maio, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, Cidade Universitária. Quatro aspectos merecerão maior atenção: inclusão social, processo curatorial, papel da pesquisa e modelos de gestão. Cristina Bruno, diretora do MAE, quer mais gente visitando museus.
universidade>>





Sued, 80 anos de vida, 50 de arte

“Estou retornando (à escola). Voltando à infância, com o direito de fazer o que gosto, sem preconceitos.” O retorno imaginado é do pintor Eduardo Sued que, aos quase 80 anos de idade e 50 de telas de arte, recebe homenagens de críticos e colegas, e ainda um livro sobre a sua vida organizado por Ligia Canongia e lançado pela CosacNaify. Sued, que mora em Copacabana, Rio de Janeiro, diz que entre 1951 e 1953 conheceu, em Paris, obras essenciais para a sua formação. “Aprendi com Picasso que contrariar ou destruir é muito importante.”
especial>>





Ciclistas-atletas só aos sábados

O Conselho do Campus decidiu proibir, a partir de 25 de abril, a prática de ciclismo por grupos organizados na Cidade Universitária, à exceção dos sábados, das 5 às 14 horas, a fim de evitar acidentes e incidentes entre esses atletas e a comunidade da USP. Ronaldo Elias Pena, diretor da Divisão de Operações e Vigilância, promete fazer bloqueios para averiguação, com ajuda da Polícia Militar. No entanto, representantes dos ciclistas pedem melhor organização do espaço público e tentam chegar a um acordo com o conselho, para permanecer no campus e respeitar as regras de trânsito.
especial>>







VAMOS
em DESTAQUE

Instalações, fotos, objetos...

São várias exposições inauguradas nesta semana. No Centro Universitário Maria Antonia, Carlos Fajardo mostra seu novo trabalho, uma instalação de espelhos e luzes (foto abaixo), e a fotógrafa alemã Gitta Seiler, imagens de uma clínica de aborto em São Petersburgo, além de três individuais. Também entra em cartaz a mostra “A Herança dos Czares – Obras dos Museus do Kremelin de Moscou” (foto), na Faap, com peças raramente expostas fora daquele país. Há ainda retrospectivas do venezuelano Jesús-Rafael Soto e do inglês Henry Moore, e muito mais.

 

Lançamentos literários

Entre os principais títulos, O Tempo das Ruas na São Paulo de Fins do Império, da antropóloga Fraya Frehse, um passeio pela cidade na época dos bondes e ferrovias, com fotos de Militão e charges de Agostini, além de Flexor, da fotógrafa Alice Brill, que será lançado na quinta.

 

Prê-à-porter 7

Está em cartaz a sétima edição de Prêt-à-porter. São três peças curtas, escritas, dirigidas e interpretadas pelos próprios atores do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, sob a coordenação de Antunes Filho.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]