Problemas e soluções para o setor energético

A falta de planejamento a longo prazo, que integre os dois setores energéticos do País – representados pelo petróleo e pela eletricidade –, é o principal problema na área da energia no Brasil. “Cada um desses dois setores faz seu planejamento, mas de forma separada, cada um por si. Fica faltando a integração”, afirma o professor Lineu Belico dos Reis, do Departamento de Engenharia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da USP. Entre os problemas dessa falta de planejamento estão o risco de falta de energia elétrica, que poderá ocorrer em 2010 ou 2011, e o desperdício. A busca por outras fontes de energia também precisa ser planejada. “Não há, no Brasil, escassez de fontes energéticas”, diz o professor Roberto Schaeffer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), citando a energia solar, a eólica, a biomassa e o biodiesel, entre outras fontes. “Se fosse incentivada, a energia solar para aquecimento da água, por exemplo, poderia ser muito mais utilizada do que é hoje”, concorda o professor Marco Antonio Saidel, também da Escola Politécnica. Belico, Schaeffer e Saidel participarão do debate “Desafio Brasil”, sobre energia, que será realizado nesta terça-feira, dia 18, às 20 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pela TV USP. universidade>>






Os protestos na França, segundo alunos da USP


“Não escapei da fumaça de gás lacrimogêneo voltando do trabalho num dia de manifestação”, relata a estudante de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Ana Carolina Ikeda – que estuda em Grenoble, na França – sobre os protestos contra o governo francês, na semana passada. Ela está entre os estudantes da USP que participam de intercâmbio acadêmico na França e contaram ao Jornal da USP como viram as manifestações populares em reação ao Contrato do Primeiro Emprego – uma série de medidas para combater as altas taxas de desemprego registradas no país. Para eles, o movimento atual não pode ser comparado com os célebres protestos estudantis de maio de 1968, também na França, que questionavam o sistema político e social de maneira geral.
universidade>>






Da teoria à prática ambiental

É preciso transformar a consciência ambiental em atitude prática, e isso depende de como cada cidadão aplica essa consciência no seu dia-a-dia. Foi o que disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na abertura do 5o Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, realizado de 5 a 8 de abril em Joinville (SC). O evento teve a presença de 5 mil pessoas de 22 países. A USP participou do congresso através da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (Cecae), que apresentou o USP Recicla, programa de educação ambiental desenvolvido nos seis campi da Universidade. Ainda na área ambiental, o campus da USP de São Carlos sediará a 4a Conferência Global de Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis e Engenharia de Ciclo de Vida, que já recebe trabalhos de especialistas interessados em participar dos debates. cultura>>



Suely Vilela assume presidência do Cruesp


A reitora da USP, Suely Vilela, assumiu no dia 10 o cargo de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em cerimônia realizada na Reitoria da Unesp, em São Paulo. “Espero desempenhar a função de maneira serena, com responsabilidade e competência”, disse a reitora. Ela sucede no cargo ao professor Marcos Macari, reitor da Unesp. Com Macari e o professor José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp, Suely tem entre suas tarefas cuidar da ampliação do sistema de ensino superior no Estado. Também na semana passada, dia 11, o professor Franco Maria Lajolo assumiu o cargo de vice-reitor da USP. Página 3.
universidade>>








VAMOS
em DESTAQUE

Falcão – Meninos do Tráfico

Exibição do explosivo documentário, seguido de debates, além de lançamento do livro, na ECA.

 

O Retrato de Dorian Gray

Clássico da literatura mundial, o texto escrito em 1890 pelo irlandês Oscar Wilde ganha montagem com direção de Débora Dubois, no Teatro Popular do Sesi.

 

Charges do futebol

Está em cartaz até 21 de maio a exposição “A História do Futebol no Brasil Através da Charge”.É uma mostra inédita de 72 painéis com 300 desenhos de renomados cartunistas, entre eles Chico Caruso, Angeli, Miécio Caffé, Laerte, Ziraldo, Henfil, Jaguar e Zélio.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]