Tecnologia auxilia no manejo da temperatura na armazenagem de grãos

Depois de anos de pesquisa, a Coolseed colocou no mercado uma tecnologia que promete reduzir substancialmente as perdas na armazenagem de grãos. Apresentado durante o VI Simpósio Sul Brasileiro de Qualidade de Arroz em Pelotas (RS), o equipamento de resfriamento artificial é conectado ao sistema de aeração do silo e pode manter o produto armazenado com segurança por vários meses, sem necessidade de novo ciclo de resfriamento.

Em apenas uma semana, o equipamento baixa a temperatura do silo em níveis seguros para a armazenagem de grãos e sementes. A massa de grãos normalmente atinge temperaturas em torno de 12ºC na parte de inferior, e entre 15ºC e 16ºC na camada superior. Dessa forma a população de insetos se mantém em níveis aceitáveis, reduzindo o uso de inseticidas.

“É inadmissível que se gaste para plantar e colher e perder qualidade e quantidade nas unidades armazenadoras”, afirma o diretor comercial da Coolseed, Roberto Bortoloto. Por isso, o sistema que controla a temperatura apresenta muitos benefícios, como a redução do uso de inseticidas, o controle de fungos e insetos e a manutenção das qualidades físicas, sanitários, nutricionais e sensoriais do produto. O resultado são alimentos naturais, sem agrotóxicos e resíduos. “A tecnologia é limpa e em sintonia com o meio ambiente”, frisa Bortolotto.

Além disso, o resfriador reduz os custos de armazenagem de grãos. “Em um silo de três mil toneladas, se gasta em torno de R$ 2.200 a R$ 2.800 com energia para armazenar por vários meses o produto, sem a necessidade de usar ventiladores e produtos químicos”, explica Bortolotto. A empresa possui equipamentos com potencial para atender diversos tamanhos de silos. É possível resfriar silos e graneleiros de qualquer capacidade e a empresa possui experiência suficiente e equipe de especialistas para transferência de conhecimento para os seus clientes.

Com sede industrial em Santa Tereza do Oeste (PR) e tecnologia totalmente brasileira, a Coolseeds está no mercado há 11 anos e mantém convênio com as principais instituições de pesquisas agropecuárias do país. A empresa atua em todo o Brasil e em sete países da América Latina. Está em fase de expansão para os mercados da América Central e México.

Fonte: www.agrolink.com.br

Seja o primeiro a comentar