Atuações do Engenheiro de Biossistemas: Desenvolvimento de máquinas agrícolas

Um projeto desenvolvido por alunos de Engenharia Mecânica da FEI, de São Bernardo do Campo, é um bom exemplo de futura área de atuação do Engenheiro de Biossistemas.  Eles desenvolveram uma pequena aeronave controlada por GPS para monitorar, pulverizar e irrigar áreas agrícolas, inclusive de difícil acesso.

O Giro PRAC, girocóptero pulverizador rádiocontrolado por GPS, alcança 60 km/h, pode armazenar até 200 litros de agrotóxico e sobrevoar qualquer tipo de terreno. A invenção, destinada ao pequeno produtor agrícola, realiza ainda mapeamento da produção, minimizando a quantidade de insumo. No monitoramento, as imagens são captadas por meio de câmeras instaladas no equipamento. A aeronave utiliza uma asa rotativa (rotor), que funciona sem acionamento por máquina motriz, girando pelo princípio de auto-rotação. O custo estimado do equipamento varia de 35 a 50 mil reais.

O desenvolvimento de novas tecnologias para máquinas agrícolas (como o girocópetro e seus componentes),  de novos projetos mecânicos, a inovação de formas de produção são algumas das áreas que esperam os formandos de Engenharia de Biossistemas. Pois nessa área se encontram algumas das matérias aprendidas no curso como: Algoritmos e Programação (desenvolvimento dos software de controle do girocóptero), Eletrônica (desenvolvimento dos circuitos e componentes eletrônicos), Máquinas agrícolas (desenvolvimento do projeto mecânico em geral), Agricultura de precisão, Desenvolvimento de GPS, Grandes Cultivos (noções sobre a quantidade de agrotóxico, especificidade para cada lavoura), Ecologia (Interações do biossistema e como são afetados pela pulverização), Química, Física… e muitas outras aplicações exemplificadas nesse projeto desenvolvido pela FEI.

Fonte texto e imagem: http://inovacaoagricola.blogspot.com/

Seja o primeiro a comentar