Expectativa otimista para a safra brasileira de 2011

Segundo os cálculos da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura (Mapa), a estimativa para o valor bruto da produção deste ano pode chegar a R$187 bilhões – quantia 8,29% superior aos R$ 172,74 bilhões obtidos na safra 2010.

A justificativa para tal aumento esta na expectativa positiva das safras desse ano (mesmo com instabilidades climáticas, agravadas seriamente nesse ano pelo fenômeno da La Niña), e principalmente pela estimativa de um aumento no consumo de grãos superior à produção atual (isto é, os estoques mundiais de grãos irão se esvaziar parcialmente).

Por exemplo, o consumo mundial esperado de algodão será de 25,4 milhões de toneladas, enquanto sua atual produção beira os 25,1 milhões de toneladas. Segundo estimativas da Usda (Departamento de agricultura do governo dos Estados Unidos), o consumo do milho deve crescer seis vezes mais que a produção.

Um dos grandes responsáveis pelo aumento da demanda de grãos é a China, onde, citando o exemplo de seu consumo de soja, teve um aumento nos últimos 10 anos de 11,2 milhões de toneladas para 50,4 milhões de toneladas.

Roberto Rodrigues alerta: “Não é porque teremos safra boa que vamos ficar tranqüilos. Essas coisas são cíclicas”. Uma observação interessante é o fato de que o aumento dos preços internacionais em 2011 tende a elevar o custo da produção em 2012 (devido à maior demanda por insumos, como fertilizantes e máquinas agrícolas).

Fonte: Dinheiro Rural, nº 76, fevereiro/2011.

Seja o primeiro a comentar