Publicações do departamento de Engenharia de Biossistemas/ESALQ – Julho/2011

ESTUDOS SOBRE A MENSURAÇÃO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DO SOLO

(JOSÉ P. MOLIN, LADISLAU M. RABELLO)

A condutividade elétrica é a capacidade que um material possui em conduzir corrente elétrica, e uma das suas utilidades na agricultura provém do fato de que a massa do solo com sua variabilidade na composição físico-química apresenta diferentes níveis de condutividade elétrica (CE). O objetivo do presente trabalho foi estudar o comportamento da CE no solo e avançar no entendimento dos fatores que regem seus níveis de variação e desenvolver sistemas que permitam a mensuração contínua da CE do solo para a geração de mapas. 

http://www.scielo.br/pdf/eagri/v31n1/v31n1a09.pdf

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DE CONTROLADOR  AUTOMÁTICO DE SEÇÕES E PULVERIZAÇÃO

(ÉTORE F. REYNALDO, JOSÉ P. MOLIN)

Na aplicação de produtos fitossanitários, a utilização de equipamentos que controlam automaticamente as seções da barra e a pulverização já é realidade; entretanto, ainda não há resultados que demonstrem a sua eficácia. Por esse motivo, este trabalho teve por finalidade desenvolver uma metodologia para a avaliação de um equipamento que controla automaticamente as seções e a pulverização. 

http://www.scielo.br/pdf/eagri/v31n1/v31n1a11.pdf

USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREDIÇÃO DE ÍNDICES ZOOTÉCNICOS NAS FASES DE GESTAÇÃO E MATURIDADE NA SUINOCULTURA

(Héliton Pandorfi, Iran José Oliveira Silva, Valéria Cristina Rodrigues Sarnighausen, et al.)

Objetivou-se com este trabalho avaliar a precisão das redes neurais artificiais (RNA) na estimativa das redes neur ais  artificiais (RNA)  na  predição de   índices   zootécnicos, com base   em variáveis   térmicas e fisiológicas  de  porcas gestantes. A  caracterização do ambiente da gestação e maternidade foi adequada se comparada aos dados reais, com poucas tendências de sub ou superestimação de alguns valores. A utilização desse sistema especialista para a previsão dos índices zootécnicos é viável, pois o sistema tem bom desempenho.

http://www.scielo.br/pdf/rbz/v40n3/28.pdf

Seja o primeiro a comentar