Tecnologia aprimora aplicação de defensivos na lavoura

Movido por quatro hélices, o quadcóptero pode ser acionado por computador e pilotado por um controle remoto. Imagem: ICMC.

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, testa novas tecnologias destinadas a orientação de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para aplicação de defensivos químicos em lavouras. O objetivo do experimento é diminuir a quantidade aplicada em locais sensíveis, como margens do terreno, próximos à fauna e à flora.

“Como essa aplicação depende de muitos fatores ambientais, como os ventos, é proposta a instalação de nós de sensores capazes de formar uma rede de sensores sem fio com o VANT, permitindo a troca de informações. Isso possibilita à aeronave determinar a melhor rota de aplicação de defensivos químicos, aumentando sua eficiência”, afirma o mestrando Fausto Guzzo da Costa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), com sede no ICMC-USP.

Para continuidade do projeto, foi adquirido um quadcóptero — helicóptero não tripulado. O intuito é que ele sirva como um roteador entre o VANT e os sensores que se encontram em solo. “Como o VANT passa em uma boa velocidade, os sensores no solo necessitam de um repetidor que funcione como uma “ponte” entre eles (sensores) e os VANTs”, afirma o professor Jó Ueyama, pertencente ao ICMC e INCT-SEC, orientador do projeto.

O quadcóptero possui tempo de vôo de aproximadamente 30 minutos, carga máxima de 400 gramas e conta com sensores de altitude e GPS. Além disso, contém suporte para uma câmera fotográfica, o que permite a realização de missões, como gravações mais direcionadas, ao ficar fixo em uma determinada localização.

Fonte: Agência USP de notícias.