Trator com motor híbrido a diesel e energia elétrica

Engenheiro de desenvolvimento da LS Tractor e o protótipo do trator híbrido. Fonte: Globo Rural

Os carros híbridos, que possuem motores funcionando com gasolina e álcool ou outro combustível e energia elétrica, são as grandes sensações dos salões de automóveis. Agora essa tecnologia chega também aos motores dos tratores agrícolas. A montadora LS Tractor, principal fabricante de máquinas agrícolas da Coreia do Sul, vem desenvolvendo um trator híbrido, o PS 110, com 100 cavalos-vapor (cv) movidos a diesel e os dez restantes gerados a partir de energia elétrica. O protótipo foi apresentado a um grupo de jornalistas na cidade de Jeonju na quinta-feira (22/11).

A vantagem do PS 110 é que o motor pode ter sua eficiência aumentada em até dez vezes quando o operador ligar a parte elétrica. O trator trabalha com duas engrenagens que podem ser utilizadas em conjunto, a de diesel e a de energia elétrica, gerada pelo próprio motor a explosão. Além da potência, a alternativa representará mais economia, segundo Won Woo (diretor de vendas da Empresa). “Com a eletricidade, o trator fica mais leve e muito mais amigável”, diz.

Outra vantagem é a ambiental. Com essa tecnologia, diminui-se o consumo de combustíveis fósseis gerando uma redução também nas emissões de gases causadores do efeito estufa (como o CO2).

Para os Engenheiros de Biossistemas esse novo modelo de trator abre mais um campo de pesquisa e atuação profissional: o desenvolvimento de máquinas agrícolas que utilizem o motor híbrido para seu funcionamento e a utilização de novas tecnologias que diminuam a dependência de combustíveis fósseis também no campo.  Além disso, a empresa desenvolvedora desse trator tem planos de investimento no Brasil, o que seria mais uma oportunidade para os Engenheiros de Biossistemas. A LS Tractor, empresa do grupo LS Mtron, está em fase de implantação de uma fábrica em Garuva (SC), que deve passar a comercializar tratores fabricados no Brasil a partir de junho de 2013.

Leia a notícia completa em: Revista Globo Rural

Empresa desenvolvedora do trator híbrido: LS Tractor

Seja o primeiro a comentar