Calouros FZEA – USP

Caloura comemorando o ingresso FZEA - USP.
Caloura comemorando o ingresso na FZEA – USP.

Fevereiro teve uma das semanas mais esperadas do ano para muitos aspirantes a calouro. Nos dias 18 e 19 de fevereiro foi realizada na USP a matrícula dos futuros universitários que enfrentaram uma maratona de vestibulares para alcançar a vaga tão almejada em uma boa universidade. Esse ano a matrícula apresentou algumas novidades,  como  a matrícula online, a qual foi realizada antes da matrícula presencial.

Integração entre calouros e veteranos.

Na FZEA – Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – Campus USP Pirassununga, a recepção dos calouros teve uma nova “cara” esse ano e contou com diversas novidades, dentre elas a apresentação da bateria da Atlética e a presença da recém-formada Associação de Repúblicas de Pirassununga.

Os novos alunos foram recebidos com muita disposição e houve toda uma preparação para que a recepção dos calouros fosse a melhor possível. Esteve presente também na matrícula a nova agremiação do campus, a AIESEC e as empresas juniores: Emvep Júnior, Qualimentos Júnior, Zoot Júnior e a Biossistec Júnior (Empresa do curso de Engenharia de Biossistemas, que está crescendo cada vez mais).

Os novos alunos chegaram com muita animação e, claro, com diversas dúvidas sobre o novo mundo em que irão viver. Várias perguntas sobre a faculdade, moradia, projetos de iniciação científica, estágios, matérias, professores, aulas, esportes, infra-estrutura (salas de aula, laboratórios, biblioteca) foram feitas, houve interesse também pela construção dos novos prédios no campus.

Existem também frequentes dúvidas acerca do curso de Engenharia de Biossistemas, o que é normal por ser um curso novo – criado em 2009 na FZEA, sendo esta a primeira faculdade na América Latina a apresentar essa nova área do conhecimento. Apesar disso, o profissional encontra forte campo de atuação em nosso país, pois a maior parte da tecnologia destinada ao agronegócio ainda é importada, mesmo o Brasil sendo reconhecido como grande produtor e exportador de alimentos. O Engenheiro de Biossistemas com certeza tem um futuro promissor e grandes desafios pela frente. Afinal, muito trabalho tem que ser feito para melhorar essa área, mas para que isso se torne realidade, profissionais competentes e capacitados devem ser formados. É preciso, portanto que existam alunos dedicados e que se interessem por essa formação. A Engenharia de Biossistemas, como toda engenharia, apresenta suas dificuldades, mas no futuro as recompensas valerão a pena. Por isso, não percam a chance de contribuir com o futuro do país e ser um profissional conhecido e requisitado.

Engenharia de Biossistemas.

Calouros, a universidade é um universo muito amplo. Aqui vocês terão acesso a todos os tipos de oportunidades, desde adquirir conhecimento até morar fora do país com tudo pago, passando por bolsas em projetos. Não encarem a faculdade apenas como uma forma de ganhar um diploma, não se acomodem e muito menos coloquem fronteiras no seu conhecimento e em seu crescimento pessoal. Aproveitem tudo que a FZEA pode oferecer, entrem para as empresas juniores, CA, atlética, pratiquem esportes, participem de workshops, palestras, façam iniciações científicas e estágios; essas são só algumas das infinitas possibilidades que estão à disposição de vocês. Não se limitem, se expandam. Fale do seu curso com orgulho, fale da FZEA com orgulho. Não tenham medo de lutar pelo seu curso e pela sua faculdade.

Calouros no Centro de Eventos durante a matícula
Calouros no Centro de Eventos durante a matrícula