Motivos para você escolher a Engenharia de Biossistemas

Muitos vestibulandos no período de Agosto a Setembro enfrentam uma de suas primeiras grandes decisões na vida: escolher o curso de graduação que desejam cursar. A dificuldade dessa escolha está diretamente atrelada com a questão “o que quero fazer da minha vida”, que em grande parte depende do curso acadêmico e carreira profissional que escolhem seguir. Um dos maiores medos por parte dos vestibulandos é o de ser aprovado em um curso que não lhe cause satisfação pessoal, principalmente pela questão de seu perfil e suas metas pessoais. Obviamente essa é uma questão que já afligiu a maioria dos universitários, principalmente pela grande variedade de cursos oferecidos na atualidade. Dentro desse cenário de dúvidas e necessidade de escolhas surge uma graduação muito promissora, principalmente para os apaixonados pelas áreas de exatas e biológicas, a Engenharia de Biossistemas.

Vestibulandos e suas dúvidas
Vestibulandos e suas dúvidas

A Engenharia de Biossistemas é um curso já tradicional no mundo, porém oferecido pioneiramente no Brasil apenas em 2009, pela Universidade de São Paulo, e que causa muita curiosidade por parte dos vestibulandos devido ao desconhecimento da palavra Biossistemas. A explicação do curso pode ser acessada aqui, porém o objetivo desse texto é destacar motivos para você escolher a Engenharia de Biossistemas. É interessante destacar que não existe um curso que satisfaça todas as pessoas, pois cada pessoa é um ser com perfil, sonhos e metas diferentes, e nesse ponto será discutido algo essencial para a escolha da graduação: a compatibilidade entre o seu perfil, e o perfil do profissional formado pelo curso. Engenheiros de Biossistemas são profissionais com forte formação em engenharia e em sistemas biológicos produtivos, de forma a permitir a interferência eficiente nesses sistemas tão complexos, a fim de otimizá-los. O perfil desses engenheiros é o de próatividade, curiosidade, formação multidisciplinar, independência, gestão e empreendedorismo.

Se você busca realização pessoal com sua carreira, é muito importante que você encontre um curso que lhe permita explorar todo o seu potencial, e cursando Engenharia de Biossistemas você terá a disposição diversas oportunidades de se aperfeiçoar em disciplinas de exatas (como cálculo, física, termodinâmica, automação, mecatrônica, entre outras), de biológicas (como bioquímica, biologia celular e molecular, ecologia, biologia comparativa, zootecnia, grandes cultivos, entre outras) e disciplinas que relacionam diretamente as áreas de exatas e biológicas (como modelagem e simulação de sistemas biológicos, agricultura de precisão, zootecnia de precisão, máquinas para produção agropecuária, agrometeorologia, entre outras). O campo de aplicação desses conhecimentos é muito vasto, principalmente no Brasil, onde o PIB (Produto Interno Bruto)  é altamente dependente da agropecuária.

Exatas ou Biológicas? escolha os dois, escolha Engenharia de Biossistemas.
Exatas ou Biológicas? escolha os dois, escolha Engenharia de Biossistemas.

Outras questões que também são decisivas na escolha do curso de graduação são: “como estará o mercado de trabalho quando eu me formar?”, assim como qual será o meu salário?”. Responder a essas perguntas é algo bastante complexo, pois existem muitos fatores que precisam ser considerados. Sobre o mercado de trabalho e sua estabilidade para Engenheiros de Biossistemas, pode-se mencionar dado atuais, como o fato de na safra 2012/2013 o Brasil ter sido o maior exportador mundial de: Soja, Milho, Açúcar, Café, Suco de laranja, Carne de aves, Carne de bovinos e Biocombustíveis. Esses dados mostram a representatividade brasileira no mercado mundial de commodities de origem biológica, porém além de se avaliar a produção total, é preciso avaliar a produção por unidade de área (produtividade), que ainda, para certas culturas, é considerada baixa, devido à carência de mão de obra especializada e de tecnologia nacional. Engenheiros de Biossistemas podem atuar diretamente nesses mercados, aumentando a produtividade através de técnicas avançadas que combinam os conhecimentos de sistemas biológicos (biossistemas) com engenharia. Outra informação importante é a liderança brasileira quanto à biodiversidade existente no país. Não basta apenas aumentar a produtividade de um componente, é preciso manter o equilíbrio de todo o sistema biológico, através do conceito da sustentabilidade, e nesse ponto mais uma vez o Engenheiro de Biossistemas possui o seu diferencial.

A resposta para a questão do salário é também complexa, pois dependerá, além da situação do mercado, de suas capacidades e experiências individuais. Aqui entra o último motivo para você escolher a Engenharia de Biossistemas: o mercado está aquecido e é crescente no Brasil, e a Universidade de São Paulo é destaque nacional e internacional entre as universidades que formam excelentes profissionais. Cabe a você a reflexão sobre o seu perfil individual, identificando se existe a compatibilidade com esse curso tão promissor: a Engenharia de Biossistemas. Sinta-se a vontade para deixar comentários com dúvidas, sugestões e/ou críticas.

Seja o primeiro a comentar