O Futuro da Produção de Alimentos

Nessa publicação o Portal Biossistemas aborda um assunto de extrema importância para a humanidade, a produção de alimentos. Atualmente, esse tema tem gerado grande preocupação sobre como se atingir uma maior produtividade, e dessa forma tem ocasionado um aumento no número de estudos em automação e tecnologias de precisão, as quais tem se mostrado imprescindíveis para a agricultura do futuro. Procuram-se soluções que permitirão à agricultura avançar em diversificação, agregação de valor, produtividade, segurança e qualidade.

Diversas economias do mundo esperam que a produção de alimentos aumente em torno de 20%. No entanto, no Brasil a proposta da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 40% até 2050. Para se conseguir alcançar tal meta são necessários diversos fatores, entre os quais cita-se a incorporação de tecnologias pelo setor produtivo, sistemas de produção forte, sinergia em transferência de tecnologia, atuação em rede e parcerias com empresas privadas.

De acordo com o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Embrapa, Ladislau Martin Neto, “É preciso investir em automação, agricultura de precisão, bem como em mão de obra especializada, ferramentas imprescindíveis para a agricultura do futuro”, Neto ainda diz que não acredita que o país enfrentará os desafios de crescer para conseguir um aumento de 20% na demanda mundial por alimentos. Dessa forma será possível viabilizar e aumentar a competitividade, a sustentabilidade e a certificação para criar oportunidades na agricultura dos trópicos.

Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre) - São Carlos/SP
Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre) – São Carlos/SP

Em 2009 a Embrapa criou a Rede de Agricultura de Precisão, que envolve 20 centros de Pesquisa da empresa, juntamente com mais 50 parceiros (empresas, instituições de pesquisa, universidades e produtores rurais). Essa Rede desenvolve trabalhos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Em setembro de 2013, a Embrapa inaugurou, em São Carlos, o Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre). Local utilizado para pesquisar e desenvolver equipamentos, sensores, componentes mecânicos e eletrônica embarcada.

Nos dias 12 a 16 de maio ocorreu a III Convenção da Rede de Agricultura de Precisão, que reuniu representantes de 20 centros de pesquisa da Embrapa e cinco institutos públicos e privados. Martin Neto afirma que “O trabalho conjunto entre a iniciativa privada e a instituição de pesquisa é o que aconteceu no mundo e alavancou o desenvolvimento”. Para ele “tão importante quanto o desenvolvimento do melhoramento genético é a geração de ferramentas tecnológicas para o produtor utilizar”. Quanto ao emprego da agricultura de precisão “A Embrapa tem que apostar no futuro e investir, desenvolver tecnologias e pesquisas que possam ser utilizadas pelo setor produtivo, porque é ele quem decide o que vai ser apropriado”.

Dessa forma, é possível identificar uma área onde os(as) Engenheiro(as) de Biossistemas pode(m) atuar, observando-se que esses profissionais são extremamente capacitados nas diversas áreas relacionadas à produção de alimentos.

Mais informações em: