O Portal Biossistemas como tema de TCC

Leonardo Magalhães – Bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão (2014/15). Orientado pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

Durante um curso de Engenharia os estudantes têm que lidar com diversas preocupações. Desde os conteúdos para estudar para a prova, passando por trabalhos para entregar até os relatórios de estágio ou iniciação científica. E para os alunos dos últimos períodos as preocupações não diminuem, procurar empresas para estagiar é uma das principais, mas antes uma atormenta a cabeça dos alunos por um tempo: que roupa usar na formatura. Não, nada disso. A preocupação do penúltimo período é o TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso. Como o nome diz esse é o trabalho que fecha o ciclo de aprendizagem na Engenharia de Biossistemas, e é nessa disciplina que os alunos vão aplicar o conhecimento adquirido no curso para desenvolver um projeto nas seguintes áreas: pesquisa cientifica, inovação ou extensão.

Com tanta coisa aprendida durante o curso, como decidir o tema e a forma do trabalho? Geralmente os alunos escolhem o tema de que mais gostaram ou se relacionaram durante todo o curso. E foi pensando dessa maneira que o Engenheiro de Biossistemas Marcelo Saade Amato se decidiu por um tema que ele conhecia intimamente, decidiu escrever sobre o Portal Biossistemas. Afinal, como um de seus idealizadores (junto aos alunos Leonardo Magalhães, eu mesmo, e o Matheus H. Paes) o Marcelo estava mais do que íntimo da história do Portal. E já que ele conhecia e atuava (e atua) tão próximo ao Portal durante cerca de 4 anos o trabalho seria fácil né? Ledo engano, o Marcelo (ou o famoso Bala, seu apelido na faculdade) teve que realizar um verdadeiro trabalho de garimpeiro, recolhendo os mínimos tesouros desses anos de funcionamento do blog e transformando esses dados em estatísticas.

10478164_646517198759697_4363069703311813537_n
Marcelo durante a apresentação do Trabalho.

Afinal, durante esse tempo o blog passou de uma média de 100 visitantes por mês para quase 3000 visitantes mensais. Nesses anos o Portal bateu recordes, chegando a ser acessado por 550 leitores no dia de maior visitação (esse dia foi publicada a entrevista com a Engenheira Deise Nascimento, leia aqui). Nesse período mais de 85 mil pessoas já leram algum artigo do Portal em mais de 80 países diferentes. Inclusive, muitos artigos recordistas de visualização foram escritos pelo Marcelo, como um artigo falando sobre o salário de um Engenheiro de Biossistemas (leia aqui) e outro que explica o que é a Engenharia de Biossistemas (veja aqui).

Em todos esses anos o Portal Biossistemas tem exercido sua função de extensão dentro do âmbito da Engenharia de Biossistemas, e foi nessa área que o TCC do Marcelo foi escrito. De acordo com o conceito assumido em 1987 pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, constante no site da Universidade Federal de Alagoas, extensão é entendida como “processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”.

A extensão é uma das áreas mais importantes de atuação das Universidades, pois através da extensão que o conhecimento produzido por nós se encontra com as necessidades da sociedade. E é dentro dessa visão que o Portal Biossistemas tem se estabelecido. Procurando educar e divulgar o conhecimento cultural e cientifico da área da Engenharia de Biossistemas. Muitos avanços ocorreram e encontram-se destacados no Trabalho realizado pelo Marcelo, dentre eles podemos destacar o aumento da equipe e contribuição de cada membro nos últimos anos. A equipe contou com os seguintes reforços: José Antônio Bonifácio, José Arthur Z. de Paula, Johan Tol, Janaína Alves. E atualmente é composta por: Keylla Guiguer, Aline Deliberali, Lisiane Brichi, Vítor Badú e novos membros que estão entrando para o time. A equipe ganhou o grande reforço do Professor Fabrício, que orienta os membros na elaboração dos textos e junto ao apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FZEA já conquistou duas bolsas de Aprender com Cultura, uma verba para aquisição de equipamentos (como um computador) e o domínio USP para hospedar o site e que é inaugurado com esse texto. São tantas histórias e eventos que dentro de um texto pequeno como esse não caberia e não representaria toda a grandeza do TCC aqui citado.

E para fechar com chave de ouro na apresentação de seu trabalho, qual nota foi conferida pela banca ao Marcelo Amato? Nota Dez é claro. E essa nota serviu para demonstrar a importância e a qualidade tanto do TCC quanto do que vem sendo feito pela equipe desse Portal. Esse texto é uma homenagem a todos nós, principalmente a você Marcelo (nosso grande Bala!!) e a todos nossos leitores que é por vocês e pela Engenharia de Biossistemas que trabalhamos todos os dias. Se não for pela leitura, dúvidas e compartilhamentos de vocês nada disso teria evoluído. Agradecemos por tudo e gostaríamos de convidá-los a continuar participando e compartilhando conosco desses frutos e dessa nova etapa com nosso novo site.

10372291_721946067844309_460854376359691653_n
Momentos da apresentação do TCC

Referencia: http://www.ufal.edu.br/estudante/extensao/o-que-e-extensao

Espaço do leitor:

Aqui também damos espaço para notícias enviadas por nossos leitores. Quem enviou dessa vez foi a Engenheira de Alimentos Luciana Cabral, a notícia trata de energia renovável. Uma usina que produzirá 25% da energia solar no País entra em operação. Veja aqui.