Os aplicativos na Engenharia de Biossistemas

Leonardo Magalhães – Bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão (2014/15). Orientado pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

Olá querido leitor, se você lê essas palavras em seu smartphone ou tablet dê uma parada na leitura e conte quantos aplicativos estão instalados no seu aparelho. Ou mesmo você que está lendo em seu PC ou notebook, quantos aplicativos estão conectados ao seu navegador de internet ou aquele game que você tanto gosta? Os aplicativos estão mesmo dominando e se tornando mais corriqueiros em nossas vidas. Já é possível utilizar desde os tradicionais aplicativos de GPS ou de mensagens instantâneas até os aplicativos médicos (para leitura de bulas, aferição do nível de diabetes ou cálculo de calorias) ou de gestão financeira.

Agora os aplicativos crescem também no agronegócio. Afinal, o raciocínio é até simples. Na agricultura em geral os produtores necessitam de diversas ferramentas para auxiliar em suas propriedades, desde planilhas de gestão até sensores. E por que não possuir todas essas ferramentas em um só aparelho, diminuindo assim custos e facilitando a acessibilidade à essas ferramentas. O avanço da tecnologia de smartphones e tablets, que melhoraram a capacidade de processamento dos aparelhos e incrementaram as atividades realizadas pelos mesmos garante um suporte para que mais aplicações possam ser desenvolvidas e que possam ter seu nível de complexidade expandido.

Outro ponto que favorece o aumento no número de aplicativos disponíveis ao agronegócio é o avanço da internet no campo. Segundo reportagem da Revista Globo Rural: “Com o avanço da cobertura de 3G e internet na zona rural, mais produtores estão usando smartphones e tablets no trabalho do campo. Esse movimento leva diversas empresas a desenvolverem aplicativos (apps) voltados especificamente ao agronegócio. Alguns deles auxiliam no monitoramento remoto das máquinas agrícolas enquanto outros fornecem análises sobre nutrição bovina ou fertilizantes”. Veja aqui uma lista com alguns desses aplicativos.

A empresa Monsanto foi a primeira empresa a lançar um aplicativo destinado aos produtores brasileiros. Em 2012 eles lançaram o aplicativo Roundup Ready Plus (RR Plus). Esse aplicativo informa as melhores práticas agrícolas para manejo de plantas daninhas resistentes ao glifosato, de acordo com a região. O aplicativo também traz a previsão do tempo e as principais cotações agrícolas atualizadas diariamente. Veja a descrição completa aqui.

Outro exemplo foi desenvolvido pela BASF. Ela disponibilizou uma versão móbile de seu microscópio digital o Digilab. Ele possui um vasto banco de dados onde é possível comparar as imagens das principais pragas, doenças e plantas daninhas. Veja mais aqui.

E aí Engenheiros de Biossistemas, vamos começar a desenvolver nossos aplicativos?

Nesse link há um curso sobre uma ferramenta desenvolvida pelo MIT para criação de aplicativos Android. O curso é desenvolvido pela Faculdade FIAP e é totalmente grátis: http://www.fiap.com.br/fiapx/cursos/curso-de-aplicativos-para-android-com-app-inventor/

Seja o primeiro a comentar