Série de Entrevistas: Visões de Estagiários com Guilherme Martins.

1 – Conte-nos um pouco como foi sua graduação, em quais atividades acadêmicas se envolveu?

Prédio Administrativo da Raízen em Piracicaba.

Durante toda a graduação tentei me envolver com a maior quantidade de atividades acadêmicas possíveis. Participei de empresa junior, onde pude desenvolver muito a questão de relacionamentos, assim como fiz duas iniciações científicas na área de máquinas, o que me ajudou muito em quesitos de responsabilidades. Tive a oportunidade de fazer um intercâmbio na University of Illinois, no curso de Agricultural and Biological Engineering. Além dessas atividades, desenvolvi atividade curricular complementar, fui representante discente na comissão de cultura extensão e USP Recicla, e paralelamente ao início do que se desenvolvia no COEB e Associação de Engenharia de Biossistemas.

2- Em qual empresa realiza (ou realizou) seu estagio? Em que área essa empresa atua?

Estou realizando meu estágio na Raízen Energia S/A, uma empresa do ramo de energia. Representa a Joint Venture entre parte dos negócios da Cosan e da Shell no Brasil. Ela é atualmente a quinta maior empresa em faturamento no Brasil.

3- Quais atividades você desenvolveu durante seu estágio?

Faço parte do time de Suprimentos Agrícolas da empresa. Essa área é responsável pela compra de maquinário para a produção de cana-de-açucar da empresa, visando geração de açúcar, etanol e biomassa. Além dessas atividades, o desenvolvimento de novas tecnologias, opções atuais de mercados, redução de custos e testes são atividades cotidianas da área, que permanece em constante comunicação com as áreas de manutenção e desenvolvimento agrícola.

4- Quais disciplinas do curso foram mais importantes durante seu estágio?

Em relação ao conhecimento técnico, disciplinas como Máquinas Agrícolas, Elementos de Máquinas e Agricultura de Precisão foram de grande importância. Uma vez que o entendimento do que se está adquirindo surge como um diferencial na área. Quanto a parte corporativa do trabalho, matérias como Administração e Gestão e Inovação tiveram seus ensinamentos lembrados uma vez que a familiaridade com determinados assuntos facilitou o entendimento de alguns processos corporativos.

5- Qual conhecimento que durante esse período você percebeu que deveria ter no curso, e ainda não é contemplado?

Acredito que por se tratar de uma área corporativa, cursos voltados a gestão possam fazer falta ao estagiário que chega na área, porém com o tempo e um pouco de dedicação é possível sanar tais deficiências. Caso tenhamos no futuro uma matéria de trâmites administrativos básicos, como contas a pagar, utilização de ERP, regras de movimentação de materiais e etc, isso possa vir a facilitar a inserção do profissional na área.

6- E como foi o processo para você obter essa vaga de estágio? Quais competências aprendidas durante o curso foram importantes nesse processo?

Inicialmente foi necessária a inscrição no processo seletivo via site cia de talentos. Em seguida, foram enviados testes de inglês e raciocínio lógico eliminatórios. Passada essa fase, fui convidado para uma dinâmica de grupo seguida da primeira entrevista individual. A fase seguinte constituiu de uma entrevista final com a gestora direta da área, chegando finalmente nos exames admissionais e contratação.
Como competências que me ajudaram a passar por esse processo, posso destacar o trabalho em grupo, desenvolvido em diversas atividades, desde empresa jr até disciplinas, muito utilizado durante a dinâmica de grupo e foco e concentração, utilizados muitas vezes quando me vi em situações de pressão durante as entrevistas.

7- Quais dicas vocês dariam aos alunos do curso de Engenharia de Biossistemas que prestarão o estágio em breve? (como proceder n curso, quais atividades você indica, quais atividades extra-curriculares etc.)

Guilherme em sua defesa de estágio.

Acredito que não existe uma receita certa de como proceder na graduação. Como citei anteriormente, desenvolvi diversas atividades durante a graduação que me ajudaram conquistar a vaga na qual me encontro hoje. Como fazemos um curso extremamente multidisciplinar, uma dica que eu posso dar é que o aluno encontre uma área de maior interesse e se desejar, se aprofunde nela. Esse foi o meu caso com máquinas agrícolas, onde desenvolvi a maior parte das minhas atividades acadêmicas. A área tem total relação com a atividade que desempenho hoje na Raízen, e como já me foi informado, foi um diferencial para minha contratação.