Alunos da FZEA marcam presença na Agrishow 2016

Texto escrito por Sara Cabral, graduanda em Engenharia de Biossistemas e

bolsista no Programa Aprender com Cultura e Extensão sob orientação do Prof. Dr. Fabrício Rossi

No dia 28 de maio, alunos das disciplinas de Irrigação e Grandes Cultivos do curso de Engenharia de Biossistemas da FZEA, acompanhados pelos docentes Tamara Maria Gomes e Fabrício Rossi, marcaram presença em uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow, evento que ocorreu de 25 a 29 de abril deste ano, na cidade de Ribeirão Preto – SP.

13234878_968919999873804_1259632920_o
Alunos, acompanhado de professores, receberam explicação técnica dos equipamentos.

Considerada a mais importante da América Latina, a Agrishow é uma feira que concentra as melhores oportunidades, tendências e inovações tecnológicas do agronegócio.  Criada por entidades como ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, a feira acontece desde o ano de 1993 e vem recebendo, a cada evento, cerca de 160 mil visitantes (entre produtores rurais, empresários e técnicos de todo o território nacional, além de profissionais de 70 países diferentes), num espaço de 440 mil m², sendo, neste último ano, mais de 800 marcas em exposição.

13242114_968920039873800_1842572124_o
Empresas detalharam o funcionamento de seus produtos.

A presença dos estudantes foi um momento oportuno para o contato com grandes empresas, produtos e tecnologias recém-lançadas no mercado, que muito se relacionam com o futuro de pesquisa, trabalhos e inovações que os alunos irão se deparar. “A visita técnica à Agrishow proporciona ao estudante uma experiência prática e detalhada dos principais produtos e inovações comercializados no agronegócio brasileiro. Após cursar as disciplinas de máquinas para produção agropecuária, grandes cultivos e irrigação, pude ter uma visão mais clara dos principais instrumentos, tratores e implementos agrícolas. E ainda assim, após uma conversa com os vendedores, podemos nos atentar às principais características que os produtores se interessam em determinados produtos e, deste modo,melhorar meus conhecimentos profissionalizantes sobre o tema”, afirma Vitor Badú, aluno das disciplinas de grandes cultivos e irrigação que participou da visita.

Muitas empresas, principalmente as relacionadas com técnicas de irrigação, tiveram uma boa contribuição, explicando aos alunos o funcionamento e os benefícios de seus produtos, além de permitirem o esclarecimento de dúvidas e curiosidades não apenas dos estudantes, mas dos visitantes em geral. No segmento da irrigação a Agrishow, no Estado de São Paulo, é a feira mais completa em termos de equipamentos e tecnologias da área. A Agrishow tornou-se parte do cronograma de aula prática da disciplina de Irrigação no curso de Engenharia de Biossistemas. É um momento importante para que os alunos tenham um contato direto com as tecnologias da linha de irrigação, além de ser uma oportunidade de  contato mais próximo com os técnicos da área, criando possibilidades de futuros estágios. A experiência tem sido muito proveitosa, percebo isso durante as visitas aos stands, principalmente pela atenção e pelos questionamentos realizados. Por conhecer os técnicos das principais empresas do segmento, as apresentações complementam a teoria apresentada em sala de aula”, explica a professora de irrigação, Tamara Gomes.

Interação entre alunos da FZEA, professores e empresas da Agrishow.

Além de irrigação, foram mais de 20 setores presentes no evento, desde Agricultura de Precisão, Agricultura Familiar, Máquinas agrícolas até Sementes, Software e Hardware, entre outros. A semana de exposição  ofereceu oportunidades em diversas áreas das quais todos, em especial os alunos, puderam muito apreciar.

2016-04-28 11.12.20