A Engenharia de Biossistemas no VII CBBiomet

Texto por: Sérgio Luís de Castro Júnior, Graduando em Engenharia de Biossistemas na FZEA/USP

Ccb
Pôster de divulgação do VII CBBiomet

Uma celebração do passado, presente e futuro da Biometeorologia

A UNESP Campus Jaboticabal recebeu, entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, o VII Congresso Brasileiro de Biometeorologia, Ambiência, Comportamento e Bem-estar Animal. O evento, norteado pelo tema “Responsabilidade Ambiental e Inovação”, foi realizado pela Sociedade Brasileira de Biometeorologia (SBBiomet), em parceria com o grupo de Inovação em Biometeorologia Animal (Inobio) e a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep).

Segundo o Prof. Dr. Alex Sandro Campos Maia, presidente da comissão organizadora do evento e ex-presidente da SBBiomet, o Congresso contou com a realização de seis minicursos de caráter prático, 13 palestras com pesquisadores e professores brasileiros e internacionais, a exposição de 12 grupos de pesquisa nas áreas propostas e a apresentação de 18 comunicações orais e 114 pôsteres, subdividos em três eixos temáticos: Ambiência e Biometeorologia Animal; Biometeorologia Humana e Vegetal; e Comportamento e Bem-estar Animal.

Uma bela reverência ao passado foi realizada com a participação dos professores Prof. Dr. Roberto Gomes da Silva e Prof. Dr. Flávio Baccari Júnior, grandes referências ao endossarem os estudos em biometeorologia no Brasil. O evento também reuniu alguns dos mais relevantes pesquisadores da área, cabendo ao Prof. Dr. Evaldo Lencioni Titto o prêmio de Pesquisador Sênior, conferido pelos associados da SBBiomet. Ademais, as palestras e os trabalhos apresentados proporcionaram momentos de reflexão sobre o futuro da Biometeorologia, da Ambiência, do Comportamento e do Bem-estar Animal, com destaque para as competentes exposições dos professores doutores Malcolm Mitchel (“Precision Livestock Farming: innovation in the design and operation of animal facilities and reducing thermal stress in poultry and pig production) e Iran José de Oliveira Silva (Tecnologias para melhoria do Bem-estar animal na Avicultura industrial do Brasil).

A participação da Engenharia de Biossistemas

O CBBiomet apresenta um conjunto de ciências que fazem parte do eixo de formação do Engenheiro de Biossistemas. Conforme a grade curricular da Engenharia de Biossistemas da USP Campus Pirassununga, os primeiros contatos com a área começam com os estudos em biologia e produção animal, que são requisitos para a disciplina obrigatória de Princípios de Biometeorologia e para a disciplina optativa de Princípios e Normas de Bem-estar Animal. Outros conceitos são vistos nas disciplinas de Construções Rurais, Instrumentação, Zootecnia de Precisão, entre outras. Já a grade curricular da Engenharia de Biossistemas da UNESP Campus Tupã conta com disciplinas de Bioclimatologia Animal, Agrometeorologia, Construções Rurais e Ambiência e Bem-estar Animal.

A introdução destes temas nos estudos da Engenharia de Biossistemas rendeu duas apresentações de trabalho de graduandos do curso no VII CBBiomet. Na área de Comportamento e Bem-estar Animal, Paula Caroline Godoy (LABE) apresentou o trabalho “Implicações da intensidade de ruído emitida por leitões em maternidade climatizada de suínos”. Na área de Ambiência e Biometeorologia Animal, Sérgio Luís de Castro Júnior (CONSTRAMBI) apresentou o trabalho “Avaliação do desempenho térmico de elementos construtivos e de temperaturas corpóreas de bezerros em abrigo individual não convencional”.

Sobre sua participação no CBBiomet, Paula relata: “O Congresso foi enriquecedor e importante, sem contar que foi muito bem organizado. Fiquei feliz em perceber que, com a bagagem obtida ao longo do curso, o engenheiro de biossistemas se encaixa e consegue entender o que é abordado em diferentes assuntos e, pelos profissionais que tive contato (MAPA, EMBRAPA e algumas empresas) nossa atuação pode auxiliar significantemente no bem-estar e produtividade animal e vegetal”. Já sobre o potencial dessa grande área na atuação do engenheiro de biossistemas, a graduanda releva a disponibilidade de profissionais e empresas em não só conhecer essa nova profissão, como também se propuseram a adicioná-la em seus processos seletivos.

Sérgio Luís de Castro Júnior e Paula Caroline Godoy, graduandos em Engenharia de Biossistemas pela FZEA/USP

Os anais do VII CBBiomet já estão disponíveis na webpage do SBBiomet (http://www.sbbiomet.org.br/anais). O VIII CBBiomet, a ocorrer em agosto de 2019 na UNESP Campus Ilha Solteira, já está sendo organizado e será norteado pelo tema “Quebrando Paradigmas”. Aos engenheiros de biossistemas, sintam-se convidados!