Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia da USP

Participantes da etapa local.

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi dentro do Programa Unificado de Bolsas da USP.

Na última sexta-feira (20) foram apresentados os finalistas da etapa local da FZEA que participam do Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia da USP, um evento anual. Os cinco Campi da USP que fornecem cursos de Engenharia estão participando do Programa, são elas : Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Escola Politécnica (São Paulo e campus de Santos) (EP), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). A primeira etapa ocorre em cada um dos Campi e, a final ocorrerá na EP em Dezembro, onde os grupos resolverão outro desafio durante quatro dias.Esse programa visa a integração entre os alunos de Engenharia, através da troca de conhecimento, para solucionar algum problema encontrado nas grandes cidades.O grupo vencedor do desafio terá a oportunidade de estagiar no exterior, de no máximo dois meses de duração.Os grupos são formados por seis integrantes, devendo conter no mínimo um integrante de cada curso, visando a máxima integração entre os alunos. No caso da FZEA que possuí apenas dois cursos de Engenharia, sendo uma delas a Engenharia de Biossistemas; o grupo é formado por três alunos de cada curso. A primeira etapa consistia na produção de um vídeo de até três minutos identificando um problema e a sua possível solução, baseados na imagem abaixo: pie 2 A comissão organizadora da FZEA, composta pelos professores Carmen Silvia Fávaro Trindade e Fabrício Rossi selecionaram quatro dos seis vídeos apresentados. Na etapa final de cada Campi, esses grupos tinham a missão de apresentarem detalhadamente seus projetos para uma banca avaliadora dentro de vinte minutos. A banca avaliadora da FZEA era composta por professores do campus e profissionais das empresas Raízen, representado por ex-aluno de Engenharia de Biossistemas, Hausen Bier representado por ex-aluno de Engenharia de Alimentos e Santa Helena.

As propostas apresentadas foram :

– “Easy Way – O caminho mais rápido é o que fazemos juntos” : trata-se de um aplicativo de caronas que visa a diminuição de trânsito e liberação de poluentes na atmosfera, além do menor custo em transporte, a proposta do grupo é a de que a pessoa deve oferecer uma carona antes de pegar uma, e para a segurança do usuário ele deve fazer um cadastro com suas informações, além de ser monitoramento (via GPS). Os benefícios seriam os descontos em lojas credenciadas e no IPVA de acordo com o número de caronas oferecidas pela pessoa.

– “Estratégia de baixo custo para o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para a geração de biogás e biofertilizantes em comunidades”: com o intuito de gerar energia e reciclar ao mesmo tempo, através de centros de coleta com biodigestores, localizadas em uma ampla área para motivar a população local á iniciativa; tendo como benefícios a geração de emprego e menor impacto no meio ambiente.

– “Projeto Casa 11” : para resolver os problemas causados nas casas pelas enchetes, incêndio e conforto térmico, foi elaborada uma casa para áreas de risco. Essas casas são desmontáveis e de montagem simples, sendo possível sua retirada do local caso necessário; conta com vigas de bambu, placas prensadas de fibra de cana de cana de acúcar e, resinas retardadoras de chama. Resolvendo os problemas urbanos de casas irregulares, diminuindo as “pragas” (bambu) de alguns locais de SP, além do baixo custo e da longa durabilidade do produto.

– “Tinta Anti-Poluição Fotocatalítica”: desenvolvimento de uma tinta capaz de absorver a poluição dos grandes centros urbanos,principalmente as produzidas pelos automóveis, afim de filtrar o ar na presença de luz. Composta por cimento e dióxido de titânio que na presença de poluição elas tem a capacidade de autolimpeza, além de eliminar o odor e patógenos prejudiciais. A aplicação da tinta em um metro quadrado é equivalente a uma árvore de grande porte agindo na melhoria da qualidade do ar.

Os grupos foram avaliados sob vista da qualidade da apresentação e a originalidade do projeto e, o grupo com maior pontuação foi o “Projeto Casa 11”, seguido por “Estratégia de baixo custo para o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para a geração de biogás e biofertilizantes em comunidades” e, em terceiro lugar  “Easy Way – O caminho mais rápido é o que fazemos juntos”, o grupo vencedor participará da etapa final na EP onde os grupos serão reconstruídos com um integrante de cada campus.

Grupo vencedor.
Segundos colocados.
Segundo colocado.
Terceiros colocados.
Terceiro colocado.

Participantes da etapa local.