I ENEB- O que sentimos nessa experiência

Texto escrito por Mariana Zanarotti Shimako e Tauane Baitz, alunas de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientadas pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi dentro do Programa Unificado de Bolsas da USP.

I ENEB

No penúltimo sábado (28), aconteceu o “ I ENEB (Encontro Nacional de Engenheiros de Biossistemas) – De estudantes à Profissionais, unindo para compartilhar”, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – (FZEA/USP), trazendo não só egressos do curso como também profissionais que lidam com as áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas.

Com toda certeza o I ENEB foi uma experiência única e marcante, o subtítulo remete ao que o encontro proporcionou com a intenção de unir esses dois lados, alunos e profissionais. O encontro pôde mostrar várias possibilidades e como é o vasto campo onde o Engenheiro de Biossistemas atua, além de mostrar a visão de como será o futuro da profissão tanto no Brasil quanto no exterior.

O que mais nos chamou atenção foi a apresentação de alguns egressos falando sobre as dificuldades enfrentadas na graduação e nos processos seletivos, da importância da participação em algumas agremiações e o campo de atuação deles ultimamente, mostrando que mesmo passando por dificuldades e desafios, além de pouca divulgação do curso, eles hoje estão em grandes empresas e são reconhecidos na área em que atuam.

Nós como alunas de graduação, não tinha conhecimento da ampla diversidade de atuação em diferentes áreas como consultoria, analista de suporte logístico e Supply Chain, e todos disseram estar felizes com o título de Engenheiro de Biossistemas e super indicariam o curso para quem quer começar uma graduação que tem olhar sustentável e tecnológico. Os alunos de biossistemas, sabem os desafios do curso, já que além de estudarem a parte de ciências exatas devem ter conhecimento também da parte de biológicas. Ver os formados que passaram pelo mesmo trajeto na graduação e hoje são realizados profissionalmente, nos motiva ainda mais.

O I Encontro Nacional de Engenheiros de Biossistemas, além de ter sido uma oportunidade de ampliação de conhecimentos, foi uma troca de experiências; que são fundamentais para que o curso tenha mais propagação e os alunos estejam preparados para sanar as dúvidas daqueles que pensam em cursá-lo.

A visão dos alunos de graduação de engenharia de biossistemas sobre o I Encontro Nacional de Engenheiros de Biossistemas:

“Achei ótima a iniciativa de fazer um encontro dos graduandos, professores e alunos já formados do curso. Uma maneira bem mais informal e prática de ver as possibilidades que esse grande curso pode nos oferecer. Além de ter uma visão muito mais ampla das várias áreas que podemos atuar como profissionais.”– Thiago Lacerda, 4°ano.

“O encontro me mostrou que o curso pode abranger muitas áreas, algumas das quais não sabia que poderíamos atuar, me mostrou também o potencial empreendedor de biossistemas. Fiquei muito feliz em ver os primeiros egressos do nosso curso e ver como as empresas estão acolhendo bem o Engenheiro de Biossistemas. Agradeço a iniciativa, porque foi uma oportunidade de conhecimento amplo.” – José Carlos de Oliveira Júnior, 4°ano.

Alguns participantes do I ENEB ao final do encontro