Bioeletricidade e a Engenharia de Biossistemas.

Texto escrito por Tauane Baitz, aluna de graduação de Engenharia de Biossistemas em FZEA-USP, orientada do Prof. Dr. Fabrício Rossi no Programa Unificado de Bolsas da USP.

Provavelmente você já deve ter escutada falar em bioeletricidade, mas você sabe o que é realmente? E qual é a ligação com a engenharia de biossistemas?

A bioeletricidade vem sendo muito comentada nos dias de hoje, mas este tipo de energia não é tão novo assim, este ano está completando 30 anos, além de ajudar o Brasil a crescer forte e sustentável.

Este tipo de energia se resume em uma energia limpa e renovável, que é produzida a partir da biomassa: resíduos da cana-de-açúcar (bagaço e palha), restos de madeira, carvão vegetal, casca de arroz, capim-elefante, além de milho, beterraba e trigo, entre outras. A capacidade de geração de eletricidade a partir da queima do bagaço da cana é considerada no planejamento do setor elétrico, como importante fonte de geração

O processo de produção da bioeletricidade a partir dos resíduos de cana consiste em colher a cana e leva-la para a usina. Depois do processo de moagem é obtido um caldo que será encaminhado para a produção de açúcar e etanol. Sobra-se então resíduos (bagaço e a palha), que são os principais componentes na criação da eletricidade.

A partir destes resíduos, caracterizado como biomassa, o mesmo é colocado em caldeiras e a partir desse processo é gerado um vapor que produz algumas variações de energia. A energia mecânica é uma destas variações, que é responsável por movimentar as turbinas responsáveis pela geração da terceira forma energética, a bioeletricidade.

O Brasil tem um grande potencial para a produção de cana-de-açúcar, e por sua vez um grande potencial de produção de bioeletricidade com os resíduos do mesmo.

Um Engenheiro de Biossistemas é preparado para buscar soluções eficientes para produção agropecuária integrando conhecimento e tecnologia. Dentre todas as atuações do profissional, o Engenheiro de Biossistemas pode trabalhar desde a preparação do solo para a maior eficiência da produção, além de evitar percas na produção e aumentando a eficiência desde a plantação até o produto final, trabalhar com a mecanização na produção para evitar queimas e melhor a qualidade, implantando a agricultura de precisão e podendo atuar dentro da indústria com a automatização dos processos.

energia
A partir da cana-de-açúcar é possível obter energia.